Caratinguense transexual vai compor mesa de sessão solene na Câmara Federal

A comunidade gay, bissexual, de travestis e transexuais, denominada LGBT, ainda promove uma série de atividades em todo o país alusivas ao Dia do Orgulho LGBT (8 de junho). Nesta sexta-feira (07) o plenário Ulysses Guimarães, na Câmara Federal, vai receber representantes desses grupos em uma sessão solene em homenagem ao Dia do Orgulho LGBT. A sessão está marcada para as 16h e uma caratinguense irá compor a mesa da solenidade.

Rubi Martins é o nome desta transexual de 29 anos que deixou Caratinga em 2012 para morar em Brasília. Ela falou sobre o propósito da sessão da qual irá participar de forma destacada.

Rubi Martins em evento da Secretaria de Direitos Humanos do DF



Rubi comentou sobre como se sente morando em Brasília, vivendo como transexual.


A luta do grupo LBBT é variada e traz algumas especificidades. Estudos mostram, por exemplo, que homens homo e bissexuais sofrem mais violência em espaços públicos, enquanto mulheres homo e bissexuais são mais vitimizadas em ambientes privados, sobretudo no ambiente familiar e de vizinhança. O reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo e pela adoção ou acesso às novas tecnologias reprodutivas por casais formados por pessoas do mesmo sexo une homens e mulheres homo e bissexuais.
Já entre transexuais, a demanda pelo acesso a transformações corporais que promovam a adequação do corpo à identidade de gênero tem ganhado destaque. Demandas por adequação da identidade jurídica (mudança de prenome) e pela possibilidade de uso e reconhecimento do nome social em serviços de saúde e escolas, entre outros, unem travestis e transexuais na luta por direitos.

Rubi Martins está em processo para adotar este nome em seus documentos pessoais. Ela acha que esta mudança, aparentemente simples, abre caminho para muitos relacionamentos sociais. Um deles seria no mercado de trabalho.

As bandeiras de luta contra a discriminação e a violência fazem com que se unam os diferentes segmentos que compõem o movimento LGBT. Na sessão de amanhã, na Câmara dos Deputados, a transexual caratinguense irá representá-los com orgulho.

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: