CASU explica que devido à transmissão comunitária de Covid-19 não é possível rastrear origem do contágio mesmo quando ocorre dentro do hospital

A Secretaria de Saúde de São Domingos das Dores confirma o 3º óbito causado pela Covid-19. Trata-se de uma paciente de 57 anos, residente da zona urbana. Ela estava hospitalizada desde 26 de maio no CASU – Hospital Irmã Denise CASU, em Caratinga, por complicações de doença que já possuía. Dias depois foi transferida para a UTI da ala Covid, após diagnóstico da doença no dia 27 de junho. A Secretaria de Saúde de São Domingos informou que busca explicações e providências junto à Secretaria de Saúde de Caratinga, sobre casos que não são Covid-19 e, mesmo assim, estão sendo transferidos para o CASU, sabendo do risco de contaminação.

Entramos em contato com o CASU e a assessoria esclareceu que não é possível rastrear a origem da infecção, mesmo dentro do hospital, uma vez que desde 20 de março o Ministério da Saúde declarou estado de Transmissão Comunitária Nacional para o novo coronavírus no Brasil. A transmissão comunitária é uma modalidade de circulação na qual as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção, ou quando esta já envolve mais de cinco gerações de pessoas. Uma vez que os exames não são capazes de apontar a origem da contaminação, somente se é positivo ou negativo para a doença.

O CASU afirma que todos os protocolos de segurança recomendados sã seguidos para reduzir ao máximo possível a taxa de contaminação de pacientes e também dos profissionais, que é baixa, segundo a unidade de saúde. Todos os colaboradores utilizam EPI’s adequadamente e os pacientes da área Covid-19 estão em isolamento.

O hospital informa, ainda, que realiza testes em todos os funcionários semanalmente, mesmo nos assintomáticos. Qualquer colaborador sintomático é testado com o PCR e imediatamente afastado. Se algum familiar de colaborador apresentar sintomas, o colaborador, mesmo estando assintomático, também é afastado e colhido o PCR.

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: