Conselho do Patrimônio Histórico começa a se mobilizar para cobrar recuperação da praça Cesário Alvim

Dando sequência às matérias sobre a situação precária da praça Cesário Alvim, que fica no centro de Caratinga, vamos ouvir hoje (04) a diretora do departamento municipal de Cultura, Lurdes Rodrigues. Além de ser diretora deste departamento, Lurdinha tem grande experiência quando o assunto é patrimônio histórico. Muitos inventários e tombamentos de bens patrimoniais de Caratinga contaram com sua colaboração ao longo dos últimos anos. Atualmente, a diretora de Cultura Lurdes Rodrigues é também membro do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Caratinga.

O Conselho do Patrimônio ficou desativado nos primeiros meses de 2017 – período de transição da administração do ex-prefeito Marco Antônio Junqueira para o prefeito Wellington Moreira. A reativação do conselho se deu somente em junho e, entre as muitas atribuições da equipe, a cobrança de providências quanto à recuperação da praça Cesário Alvim está entre as prioridades, segundo Lurdinha.


Lurdinha citou como exemplo de uso equivocado da praça o armazenamento de materiais de construção no subsolo do coreto, que também estava servindo como ‘banheiro’ para moradores de rua. Segundo ela, o prefeito Wellington Moreira já recebeu um ofício do Conselho do Patrimônio solicitando que o material seja retirado de lá. E ainda há outras questões que devem ser observadas.

Para a diretora de Cultura, a Feiraso (Feira da Assistência Social) não é um problema para a praça.

Lurdinha reiterou que o conselho está atento e cobrando providências, mas que há muito trabalho a ser feito.

A praça Cesário Alvim é um dos maiores orgulhos de Caratinga, por isso a Rádio Cidade vem destacando os problemas verificados no local e que se acentuaram recentemente. Seu projeto centenário, iniciado em 1880, merece todo nosso respeito e cuidado.

Na semana que vem, vamos conversar com assistentes sociais, instituições de apoio a moradores de rua e com a Polícia Militar para abordarmos a presença de andarilhos, o consumo de álcool e droga e o comércio do sexo no nosso cartão postal.

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: