Conselho Regional de Medicina cogita interdição ética de 26 hospitais mineiros

A crítica situação dos hospitais mineiros foi pauta de um encontro entre representantes do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM – MG) e autoridades ligadas à saúde. Infelizmente, o cenário é cada vez pior e o CRM, inclusive, emitiu alerta sobre o risco de suspensão das atividades médicas em 26 hospitais, entre eles, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA), em Caratinga, devido à falta de condições de trabalho e atraso no pagamento dos médicos.

Segundo o CRM, essas instituições de saúde podem sofrer uma interdição ética, com consequente suspensão da atividade profissional médica naquela unidade, isso se verificado a existência de um risco muito grande tanto para a atividade profissional quanto para a garantia da assistência com qualidade à população.

Ainda de acordo com o CRM, várias fiscalizações têm sido feitas nas unidades de saúde, sendo constatadas realidades desumanas. Os relatórios são enviados às autoridades, mas, até o momento, não houve resultado prático e efetivo.

Como noticiado pela Cidade FM, há meses o HNSA tenta superar a crise financeira instalada na unidade, atualmente administrada por uma Comissão Interventora. A direção anterior havia sido nomeada pela Diocese de Caratinga, mantenedora do HNSA, que após anos de déficit acumulado, decidiu fechar o Pronto Atendimento Microrregional, PAM. Desde 1º de abril os atendimentos de urgência e emergência são prestados pelo Casu, do Centro Universitário de Caratinga, Unec, para três municípios conveniados. Os outros dez recorrem ao hospital que atende agora pela porta principal com triagem rigorosa dos casos.

Vários outros serviços que deveriam estar sendo prestados para os habitantes da microrregião também estão comprometidos. O funcionamento da maternidade e das UTIs é deficitário e, segundo o bispo diocesano Dom Emanuel Messias, o atraso no repasse de recursos é tão sério que nem mesmo a verba para as despesas do surto de febre amarela chegou ao hospital.

A nota à sociedade emitida pelo Conselho Regional de Medicina e a lista dos hospitais com dificuldades de atendimento notificadas ao CRM está disponível no http://www.crmmg.org.br/interna.php?n1=13&n2=28&n3=200&pagina=209&noticia=6320.

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: