Doses da vacina contra o sarampo já estão disponíveis nos postos de saúde de Caratinga. ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação será neste sábado

Crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 19 anos, que não tomaram as duas doses da vacina contra o sarampo, devem se vacinar. A mobilização faz parte da nova etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que teve início no dia 10 deste mês e vai até 13 de março.

O Dia D de imunização contra o sarampo ocorre neste sábado (15). A coordenadora de Atenção Básica, Simone Soares reforça que, na ocasião, as unidades básicas de saúde de todo município funcionarão das 8h às 17h, para facilitar o acesso da população à vacina.

Ao longo da campanha, as escolas das redes estadual e municipal de Caratinga receberão a visita de agentes comunitários de saúde que verificarão o cartão de vacina do aluno que se enquadra no público alvo dessa etapa. De acordo com o coordenador do setor de Imunização de Caratinga, Bruno Albano, o foco é imunizar mais de 2 mil pessoas do município.

Apesar dessa fase da campanha ter como público-alvo crianças e jovens de 5 a 19 anos, o ideal é que todas as pessoas, de todas as idades, busquem as unidades de saúde para atualizar o cartão de vacina.

O Ministério da Saúde vai dar continuidade às ações em 2020 com outras duas etapas de mobilização nacional. Elas devem ocorrer em junho a agosto, para reforço do público de 20 a 29 anos de idade, mais suscetíveis ao sarampo; e em agosto para a população de 30 a 59 anos de idade.

Em 2019, 9% (526) dos municípios brasileiros registraram 18.203 casos confirmados e 15 óbitos por sarampo, sendo 14 no estado de São Paulo e 1 em Pernambuco. Atualmente, nove estados mantêm transmissão ativa do vírus do sarampo, sendo que, em 2020, cinco estados já confirmaram casos, ainda sem óbitos. Mina Gerais não confirmou caso este ano, mas mantém monitoramento.

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: