Gaeco cumpre 22 mandados de busca e apreensão em Ubaporanga para apurar fraudes em licitações na gestão do prefeito Gilmar de Assis

Policiais do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), cumpriram 22 mandados de busca e apreensão em empresas, na residência de empresários e funcionários públicos de Ubaporanga. O Gaeco apura indícios de fraudes em licitações que teriam sido cometidas durante o mandato do prefeito Gilmar de Assis, que termina neste ano de 2020. O prefeito está preso desde maio acusado de tentar matar o vereador Jorge Siqueira.

Policiais militares e civis, dois delegados e três promotores de justiça participaram da operação. O delegado de Ipatinga Gilmaro Alves explicou que as investigações começaram quando foram identificadas fraudes em licitações em municípios do Vale do Aço. De acordo com Gilmaro, um empresário investigado também estava ligado a licitações em Ubaporanga.


 

O promotor do Gaeco Daniel Lessa apurou que as fraudes tinham início antes mesmo das licitações serem divulgadas, com envolvimento de funcionários públicos, coordenados pelo prefeito, e empresários.

O promotor também falou sobre as ameaças feitas pelo prefeito Gilmar de Assis, sempre que percebia que seus esquemas poderiam ser prejudicados.

Daniel Lessa citou os crimes a que os envolvidos podem ser condenados, caso se comprovem as fraudes.

Ninguém foi preso nesta quinta-feira e, até o momento, não foi identificada a participação de outro ocupante de cargo pública, além do prefeito. As investigações prosseguem com a análise das provas colhidas.

O prefeito de Ubaporanga, Gilmar de Assis, vai a júri popular por tentativa de homicídio. O fato envolvendo o vereador Jorge Siqueira ocorreu no dia 29 de maio. No dia seguinte a polícia apreendeu uma pistola calibre 9mm e teve acesso a imagens de câmeras de segurança que flagraram a emboscada ao vereador. Jorginho não foi atingido pelos disparos efetuados durante perseguição na BR-116. Ao conseguir se desvencilhar do prefeito, seguiu direto para a delegacia de Caratinga para pedir socorro.

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: