Hospital CASU ocupa todas as 20 UTIs Covid adulto habilitadas pelo governo do estado e coloca quatro leitos extras em funcionamento, mesmo antes da habilitação, para atender pacientes que não param de chegar

A previsão feita nessa sexta-feira (19) pela diretora do Hospital CASU, Dra. Daniela Genelhu, à Rádio Cidade, se confirmou nesse sábado (20). De acordo com a unidade hospitalar, 100% das UTIs Adulto, destinadas a pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19, foram ocupadas já no sábado Nessa segunda-feira (22), o CASU informou que as quatro UTIs Covid Adulto, que ainda não foram habilitadas pelo Governo do Estado, também foram colocadas à disposição dos pacientes que precisaram de tratamento intensivo nas últimas horas. Sendo assim, todas as 20 UTIs Covid Adulto estão ocupadas, assim como outras quatro montadas recentemente.

O Hospital CASU integra a rede pública estadual de saúde que combate a pandemia. Os leitos credenciados podem ser ocupados por pacientes de todo o Estado. Pela lógica, os pacientes são encaminhados para o hospital mais próximo de sua residência, mas quando não há vaga, o SUS busca outras unidades que possam recebê-lo. A Ala Covid do Hospital CASU tem pacientes, com diagnóstico positivo para Covid-19, de São Domingos das Dores, Ubaporanga, Timóteo e Belo Oriente, além de Caratinga. Outras 11 pessoas estão internadas com suspeita da doença e aguardam diagnóstico laboratorial.

Segundo a diretora do Hospital CASU, Dra. Daniela Genelhu, a lotação dessas UTIs é resultado do avanço da pandemia do novo coronavírus no estado, incluindo a própria região de Caratinga.


A diretora do CASU destaca que os pacientes de Covid têm ocupado as UTIs por mais tempo que pacientes acometidos por outras enfermidades.

O CASU dispõe de 29 respiradores em condições de uso para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sete respiradores de emergência/transporte (não utilizados em UTI). A ampliação da capacidade de atendimento depende de mais equipamentos que poderiam ser oferecidos pelos governos Estadual ou Federal.

A nota emitida nesta segunda-feira informando a ocupação de todos os 24 leitos de UTI COVID para adultos do Hospital CASU alerta, novamente, para a urgência do respeito às medidas de isolamento social.

No início desta semana, a secretária de Saúde de Caratinga Jaqueline Marli dos Santos vai responder às perguntas dos veículos de imprensa em uma coletiva virtual, para informar a posição do governo municipal a partir do aumento de casos e principalmente de óbitos do município. A data desta

Ministério Público

O promotor de Justiça da Comarca de Caratinga, Jorge Cunha, disse à Rádio Cidade que irá registrar a lotação das UTIs Covid do Hospital CASU nos autos do processo já em curso no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Ele vai solicitar que o desembargador aprecie o pedido feito no dia 29 de maio, quando a promotoria recomendou que apenas as atividades essenciais fossem mantidas em funcionamento no município. Dr. Jorge deverá fazer uma inspeção técnica no hospital nesta terça-feira (23).

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

Pesquisar