Mega operação coordenada pelo Ministério Público mira no comércio e cativeiro ilegal de animais silvestres

Policiais militares, de meio ambiente, civis, rodoviários federais e funcionários de órgãos ambientais como Ibama, IEF e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente participaram de uma operação de grande abrangência contra o tráfico de animais silvestres, comércio, guarda ilegal em cativeiro e maus tratos em Minas Gerais. A operação coordenada pelo Ministério Público busca desarticular uma organização criminosa que estaria atuando também em Caratinga.

De acordo com o capitão Átila Porto, comandante da 12ª Cia de Meio Ambiente, vários alvos foram abordados nesta quinta-feira (17) para coleta de provas que possam identificar notas fiscais e anilhas falsas, documentos de transferência de animais fraudados e manutenção irregular em cativeiro. Animais também foram recolhidos.


O número de animais aprendidos por estarem sendo mantidos em cativeiro ilegalmente ainda será contabilizado pela Polícia de Meio Ambiente, que também não revelou os endereços ou nomes dos investigados.

De acordo com o capitão Átila, os animais resgatados serão levados para instituições do estado.

A investigação teve início a partir da apreensão de araras que estavam sendo traficadas. Devido a isso, a operação foi batizada de “Macaw”, que significa arara na a língua inglesa.

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

Pesquisar