No Dia Mundial do Câncer, conheça os serviços disponibilizados pelo SUS em Caratinga e lembre a importância da prevenção

Desde o ano 2000, 4 de fevereiro é dedicado à luta contra o câncer em todo o mundo. O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer com apoio da Organização Mundial da Saúde. A data tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação sobre a doença, além de influenciar na mobilização pelo controle do câncer e diminuir o elevado número de mortes a cada ano.

Em Caratinga, a mobilização vem crescendo. Nesta terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde aproveita para divulgar a estrutura oferecida no município para a prevenção do câncer. A coordenadora do Departamento de Promoção à Saúde, Milene Luppis, fala sobre a importância da informação e das consultas periódicas.


Pessoas de todas as idades, homens e mulheres, devem se prevenir.

Pacientes com câncer em estágio avançado também podem contar com o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), criado em Caratinga há sete anos. A internação domiciliar, nestes casos, diminui risco de infecção, além de ser mais humanizada, permitindo que o paciente mantenha o convívio familiar. A enfermeira Maria de Lurdes Guin fala sobre essa assistência e o histórico de atendimento dos últimos anos.

O Departamento de Oncologia, que funciona na Policlínica Municipal de Caratinga, tem atualmente cerca de 1.600 pacientes cadastrados. Esses pacientes são encaminhados para o centro de oncologia de Ipatinga – uma demanda de seis a oito pessoas por semana. A coordenadora do Departamento de Oncologia Neuza Maria de Freitas Paiva explica que o paciente recebe suporte do cadastro até a aquisição de medicamentos.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, a epidemia global da doença tende a aumentar nos próximos anos. Atualmente, 7,6 milhões de pessoas morrem no planeta em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. A menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de 6 milhões de mortes prematuras por ano. Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais por câncer poderiam ser evitadas com medidas adequadas. Mas a Organização Mundial da Saúde tem como meta reduzir em 25% os óbitos por doenças não transmissíveis até 2025.

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

Pesquisar