Operação Macaw resgata último mico-leão-dourado no Córrego da Matinha, zona rural de Caratinga

A Operação denominada MACAW, de combate ao tráfico de animais silvestres, resgatou, nessa quarta-feira (30), o último mico-leão-dourado, que será encaminhado para o Cetas (Centros de Triagem de Animais Silvestres). A apreensão aconteceu no Córrego da Matinha, zona rural de Caratinga,

A Operação MACAW foi deflagrada no último dia 17 de setembro, pelas equipes do Ministério Público, Polícia Militar de Meio Ambiente, Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) IEF (Instituto Estadual de Florestas), IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil. Durante os trabalhos foram resgatados mais de 100 animais e aves na região de Caratinga.

Muitos desses animais tinham sido traficados e estavam sendo comercializados por integrantes dessa organização criminosa, que tinha sua principal base de atuação a região de Caratinga, aproveitando-se de facilidades e aproximação com recursos naturais e da fauna da região.

O que chamou atenção segundo informações da PM Ambiental foi a presença de grande quantidade de araras presas ilegalmente e de primatas, como macacos pregos e mico-leões-dourados, sendo esse último raro e de espécie em extinção. De acordo com Capitão Átila Porto, nos locais, foram coletadas provas que possam identificar cativeiros, documentos de transferência, notas fiscais e anilhas falsas.


Ao todo no estado, foram nove pessoas presas, seis armas de fogo apreendias, 41 celulares, diversas notas fiscais com indícios de falsificação, diversas anilhas, 140 animais da fauna silvestre, que estão sendo tratados nos Cetas para reintrodução no habitat natural.

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

Pesquisar