Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em Caratinga e Tarumirim durante operação de combate à imigração ilegal de brasileiros para os EUA

A Polícia Federal (PF) cumpriu três mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (2), em Caratinga e Tarumirim, durante operação denominada “Lei do Retorno”. A ação tem como objetivo desarticular uma associação criminosa que age na região promovendo a entrada ilegal de brasileiros nos Estados Unidos (EUA), utilizando rotas alternativas mexicanas e o apoio de coiotes. O valor do esquema girava entre U$15 mil e U$18 mil.

De acordo com a investigação, que faz parte de uma ação de cooperação policial internacional contra o tráfico de pessoas, os brasileiros que se sujeitavam à viagem permaneciam na fronteira do México com os Estados Unidos em condições degradantes, alojados juntamente com outros imigrantes ilegais de diversas nacionalidades, aguardando o momento mais propício para a travessia.

Um brasileiro de Tarumirim, preso em agosto pela Polícia de Fronteira dos EUA por ingresso ilegal e enviado de volta ao México, foi encontrado morto 11 dias depois em área da fronteira entre El Paso e Texas. Uma das linhas investigativas considera a hipótese de que o homicídio decorreu da impossibilidade de arcar com dívidas assumidas junto aos coiotes, parceiros dos agenciadores da região de Caratinga.

Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa e de promover, por qualquer meio, com o fim de obter vantagem econômica, a entrada ilegal de brasileiro em país estrangeiro, cujas penas somadas podem chegar a mais de nove anos de reclusão, se condenados.

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

Pesquisar