Representantes do Conselho do Patrimônio e da prefeitura se reúnem com pároco da Catedral

O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Caratinga se reuniu na manhã desta quarta-feira (28) com o pároco da Catedral São João Batista, Padre Moacir Nogueira. O encontro na secretaria da paróquia tratou do uso da praça Cesário Alvim pela igreja.

Como todo o conjunto da praça é tombado pelo patrimônio histórico, a utilização do espaço e intervenções que, porventura, alterem suas características originais passam pela avaliação do conselho. O órgão é formado por representantes do governo municipal e da sociedade civil organizada.

Uma das questões em debate é o estacionamento de carros em frente à Catedral São João Batista durante as missas. A paróquia tem utilizado a área há anos e o conselho está analisando o impacto da movimentação de carros no piso da praça feito de pedras portuguesas.

A diretora de Patrimônio e conselheira Lourdes Rodrigues disse à Rádio Cidade que as pedras não suportam este tipo de tração, mas defende o diálogo e a busca de uma solução que não gere conflito. Um regulamento para disciplinar o uso da praça está sendo analisado pelo departamento jurídico da prefeitura.

O pároco da Catedral, por outro lado, afirmou também à Cidade FM que a maior responsável pelos danos em frente à Catedral é a Copasa. A empresa abriu uma vala para reparo na rede de água e o calçamento não foi recuperado como deveria, de acordo com o padre. Ele ainda defende o estacionamento como sendo uma prática já tradicional atendendo os fiéis da Catedral que a frequentam há décadas.

Em nota, Copasa esclareceu que a recuperação do piso da praça, após a abertura da vala para reparo na rede de distribuição de água, foi feita pela prefeitura.

Após o término da reunião, nenhum representante do conselho, da prefeitura e nem mesmo o próprio padre quiseram comentar o que foi discutido. Segundo eles, novo encontro está marcado para a próxima sexta-feira para dar continuidade ao debate.

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: