Secretário de Meio Ambiente espera melhorar aspecto de abandono da praça Cesário Alvim com manutenção de rotina

Nessa quarta-feira (02) o JORNAL DA 89 apresentou uma visão geral da situação precária da praça Cesário Alvim, localizada no centro da cidade e cartão postal de Caratinga. Piso desnivelado e com buracos, jardins sem manutenção, presença constante de moradores de rua, bêbados, drogados e garotas de programa são algumas das questões que chamam atenção de quem lembra da praça como um lugar de convívio familiar e cenário para fotos.

Os canteiros sem flores e alguns até mesmo sem grama não condizem com a imagem que esperamos da “Praça das Palmeiras”, mas de acordo com o secretário de Meio Ambiente, Jaider Pascoaline, a manutenção da praça tem sido feita de forma gradativa e o replantio de algumas plantas ornamentais será feito depois do período de seca.

 


Várias administrações tentaram colorir os jardins das praças públicas com flores. Mas a iniciativa não teve sucesso, porque algumas pessoas achavam que podiam leva-las para casa. Alguns pais deixavam seus filhos arrancarem as flores para logo depois jogarem no chão – cena não rara de se ver em qualquer canto da cidade. O secretário Jaider Pascoaline disse que a prefeitura vai tentar florir os canteiros mais uma vez.

O estado do calçamento com pedras portuguesas é outro problema detectado na praça Cesário Alvim. O desnível acentuado em alguns locais dificulta o caminhar e cria pontos de alagamento quando chove. Em vários outros pontos há buracos que impedem a passagem. Jaider disse que a reposição das pedras tem sido feita, mas é um trabalho artesanal e demorado.

A implementação de um projeto mais completo de revitalização pode acontecer se a prefeitura entrar em acordo com uma empresa licitada para o trabalho. A licitação foi concluída em março do ano passado, na administração anterior, e até agora a empresa e o município não chegaram a um consenso quanto à execução.

Enquanto isso, medidas paliativas e de manutenção pontuais são tomadas para amenizar o aspecto de abandono da praça. Assunto que também é da competência do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural. Abordagem que faremos nas próximas matérias sobre a Cesário Alvim que você vai ouvir no JORNAL DA 89.

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: