Vacinação contra gripe só será ampliada se 90% do grupo prioritário já tiver sido vacinado

Muita gente ficou satisfeita ao saber que o Ministério da Saúde havia liberado a vacinação contra a gripe para toda a população. O anúncio foi feito na última sexta-feira (2), pelo ministro Ricardo Barros. Mas hoje a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais esclareceu que a vacinação só será ampliada nos municípios que já atingiram 90% do público alvo e que ainda tenham vacina em estoque. Sendo assim, pouquíssimas cidades estão autorizadas a atenderem o público em geral já que a cobertura vacinal, até o momento, não atingiu a meta. A baixa procura este ano, inclusive, levou à prorrogação da campanha para até a próxima sexta-feira, 9 de junho.

Este é o caso de Caratinga. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, 69,20% do público alvo foi vacinado. Portanto, quem não pertence ao grupo prioritário não terá acesso à vacina contra influenza nos postos de saúde. Continuam sendo esperadas: crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes em qualquer idade gestacional; mulheres que ganharam bebês até 45; trabalhadores da saúde; povos indígenas aldeados; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; professores na ativa da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior das escolas públicas e privadas; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, mediante prescrição médica, e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A Secretaria de Estado também explicou que, no momento, Minas dispõe de cerca de 1,6 milhões de doses e o Estado tem mais de 20 milhões de habitantes. Sendo assim, uma eventual ampliação da campanha dependeria do envio de mais vacinas. A cobertura vacinal até esta segunda-feira, em Minas Gerais, é de 81,22%. Cerrca de 832 mil pessoas dos grupos prioritários ainda não se vacinaram.

 

 

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: