A cada quatro horas e meia em março uma pessoa morreu de Covid em Uberaba

Números superam a previsão e a 12ª semana de 2021 é a pior da pandemia em Uberaba. A semana epidemiológica terminou no sábado (27), dia em que mais uma vez recordes foram batidos, a começar pelo número de óbitos: 13 confirmados em um único dia. Os números preocupam e evidenciam a necessidade de cada um de nós fazermos a nossa parte.

Leia também: Uberaba registra 19 mortes no final de semana 

Em divulgação nas redes sociais, a doutora em Matemática pela UFTM, Michelli Maldonado, informou que a semana epidemiológica de número 12 terminou com 1.113 novos casos notificados de Covid-19 em Uberaba e 52 óbitos. A semana acumula recordes de números negativos: “a média móvel diária hoje é de 159 casos, a maior média da pandemia na cidade. E a variação foi para 25%, indicando tendência de alta. Outro indicador que aponta alta é a taxa de transmissibilidade que subiu para 1,23”, explica a doutora em Matemática.

Michelli Maldonado faz importante alerta de que os números já bastante ruins podem ficar ainda piores nesta semana. “Todos os indicadores voltaram a apresentar tendência de alta. R, média móvel diária, variação da média móvel. Isso é preocupante, pois quando muitos casos são confirmados em uma semana, pela série histórica, na semana seguinte aumenta o número de internações, que já está batendo recordes, e após isso, aumentam os óbitos. É um ciclo. Para encerrar esse ciclo precisamos diminuir o número de casos”, alerta.

A elevação dos números da semana leva às alturas também os números do mês de março, que já é o pior mês da pandemia, com 3.294 novos casos de Covid-19 e 138 óbitos confirmados. Somente a título de comparação, somente neste mês registramos mais de 57% da quantidade total de óbitos do ano passado inteiro. Além disso, é mais que o dobro do mês de outubro de 2020, o mais letal do ano passado, quando foram registradas 63 mortes por Covid-19 em Uberaba. 

Em três meses, Uberaba já tem 258 óbitos confirmados (até domingo, o que mostra que os números ainda vão subir mais ainda nos três últimos dias de março); fechamos 2020 com 240 óbitos. “Março já tem 138 óbitos confirmados, a cada 4 horas e meia do mês de março uma pessoa perdeu a vida por COVID. Se a gente fizer um minuto de silêncio por cada vida perdida em março por COVID ficaríamos mudos por mais de 2 horas”, alerta Michelle Maldonado. 

Preocupante também é a quantidade de pessoas internadas por Covid-19. Até ontem (28), Uberaba tinha 2.361 casos ativos da doença. Desses, 93 adultos estão na UTI e 170 adultos estão na enfermaria; há ainda a ocupação de sete leitos de enfermaria específicos ocupados entre crianças, gestantes e saúde mental e dois leitos de UTI específicos de pediatria ocupados. 

A questão das crianças com quadros agravados e jovens morrendo em decorrência das complicações da Covid-19 mostram que os cuidados devem ser reforçados por todos, uma vez que a doença não segue mais um perfil único de idade. Vale lembrar que dados do Observatório Covid mostram que em fevereiro os jovens até 30 anos foram os mais infectados pelo coronavírus em Uberaba.

Confira os números da pandemia em gráficos do Observatório Covid:

Total de casos Confirmados:

Casos confirmados por dia:

Total de leitos ocupados:

Total de óbitos por mês:

Total de casos confirmados por mês:

Evolução de casos por semana:

Evolução de óbitos por semana:

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar