ABCZ lança programa de melhoramento genético para carne e leite

Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lançou ontem mais uma ferramenta para o melhoramento genético do rebanho nacional. Dessa vez o foco está nos criatórios comerciais, que, a partir de agora, contam com modalidade específica do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ); é o PMGZ Comercial.
Os detalhes foram apresentados à imprensa pelo presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, e sua diretoria, ao lado da equipe técnica. “Diferentemente do PMGZ tradicional, voltado para gado registrado em seleções para o melhoramento genético, o PMGZ Comercial é uma ação que visa atender aos rebanhos produtores de carne e leite. A ideia é oferecer ferramentas que permitam ao criador aumentar a produtividade e, consequentemente, o lucro”, explica Valdecir Marin, diretor técnico da ABCZ.
O superintendente-adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Ventura, complementa ainda informando que o criador receberá todo o auxílio técnico necessário para a tomada de decisões na propriedade. “Nós iremos entregar um software, por meio do Produz, que possibilitará a esse criador o acesso a um conjunto ferramental muito completo. Além disso, o técnico da ABCZ realizará visitas oferecendo um atendimento específico e voltado a essa modalidade de gado comercial”, ressalta.
Já durante o lançamento do PMGZ Comercial, na tarde de ontem, foi assinado o contrato com o primeiro parceiro do programa, o grupo Agro Maripá, que inscreveu 15 mil matrizes. "Trazer essas fêmeas "cara limpa" para um programa só vai nos ajudar. Para nós, selecionadores, o PMGZ Comercial é tudo de bom. É a oportunidade de observar uma verdade de campo, através de números", destacou Marcelo Baptista de Oliveira, responsável pelo criatório. Outros criadores interessados em participar devem entrar em contato com o departamento técnico da entidade por meio do telefone (34) 3319-3816.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar