Academia de Letras relança amanhã obras literárias de Mário Palmério

A Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM) relança amanhã (7) dois livros – “Chapadão do Bugre” e “Vila dos Confins” – de Mário Palmério. A cerimônia será realizada no Centro Cultural Cecília Palmério, avenida Guilherme Ferreira, 217, centro da cidade, às 19h. 

“Vila dos Confins” foi o primeiro livro publicado por Mário Palmério, em 1956. A obra conta a história da primeira eleição para prefeito e vereadores de um remoto vilarejo do sertão brasileiro, a Vila dos Confins, município então recém-emancipado. “Chapadão do Bugre” é baseado em uma história real e misteriosa ocorrida no interior de Minas Gerais, na cidade de Passos, no início do século. Inspirado em uma chacina política, a cidade elegeu o livro como a versão mais original sobre o episódio.

João Eurípedes Sabino, presidente da ALTM, lembrou que Mário Palmério completaria cinquenta anos como membro da Academia Brasileira de Letras este ano e que o relançamento é uma forma de homenageá-lo. “Esse relançamento vem rememorar o escritor Mário Palmério pelos seus 50 anos de entrada na Academia Brasileira de Letras, onde ele estreou em 1968. Então, esse relançamento é uma forma de lembrá-lo como um imortal”, posiciona. 

As obras literárias de Mário Palmério já serviram de inspiração para produções televisivas. Além dos feitos na área literária, foi líder político, tendo atuado como deputado federal e também como embaixador no Paraguai. Durante o período que atuou no país vizinho, teve atuação determinante nas tratativas de viabilização da usina hidrelétrica binacional de Itaipu.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar