Ação especial para prevenção ao câncer de próstata movimenta HR

Cerca de 200 homens realizaram exames de prevenção ao câncer de próstata em ação realizada no Hospital Regional. Ontem, a Secretaria Municipal de Saúde realizou no Hospital Regional José de Alencar uma ação especial para os homens que não conseguiram comparecer às consultas e exames da campanha Novembro Azul em 2017. O hospital esteve movimentado.
Conforme os dados repassados pela secretaria, apesar de a procura ter sido maior em 2017, com mais de dois mil agendamentos, 509 pessoas faltaram às ações, totalizando 27% das vagas ofertadas. Mesmo assim, o saldo da campanha ainda é considerado positivo nos comparativos com a de 2015, quando foram 800 atendimentos, e em 2016, cerca de mil atendimentos.
“Neste fim de semana fizemos mais uma ação especial para realização de exames e foi muito bom, vieram muitas pessoas, todas interessadas em cuidar da saúde. A maioria já tinha feito agendamento prévio e compareceu, como alguns não vieram, foi possível fazer o encaixe, cerca de 30 pessoas foram encaixadas, o resultado foi bom”, explica a chefe de departamento da Atenção Especializada, Sheron Hellen da Silva.
Essa foi a última ação realizada pela campanha Novembro Azul 2017, agora os exames continuam sendo realizados da forma rotineira. “Quem não teve oportunidade de fazer o exame durante a campanha pode procurar qualquer unidade básica de saúde para fazer o agendamento e realizá-lo durante a semana. Agora, nos sábados nós encerramos”, explica Sheron.
Vale lembrar que a recomendação é para que homens a partir de 50 anos realizem os exames. Negros ou com casos de câncer na família devem começar a partir dos 45 anos, por apresentarem maior risco de ter a doença. Sobre a campanha de 2017, Sheron faz uma avaliação positiva. De acordo com ela, os homens estão bem mais conscientes, foi possível perceber uma progressão com o decorrer dos anos. “É bom saber que os homens estão se conscientizando, e a atenção primária de saúde está atingindo essa população. E para este ano a ideia é ampliar ainda mais a quantidade de exames, e que cada vez mais a população se conscientize”, destaca Sheron.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar