Adesão à greve dos Correios em Uberaba é pequena e fica em 18%

Greve dos funcionários dos Correios, iniciada na terça-feira em nível nacional, não tem grande adesão em Uberaba. Segundo dados obtidos junto ao Sindicato dos Trabalhadores nos Correios, Telégrafos e Similares de Uberaba e Região (Sintect-Ura), a base registra em torno de 18% de adesão à mobilização, que acontece por tempo indeterminado. O índice está dentro do divulgado pela estatal, que aponta que 83% do efetivo de 99 mil empregados não interrompeu o trabalho. Hoje, os Correios contam com aproximadamente 1,6 mil funcionários na base regional de Uberaba.

No entanto, a avaliação é positiva, devido à grande adesão de trabalhadores em todo o país. Segundo números da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios, Telégrafos e Similares, que reúne 36 sindicatos, 70% do contingente interrompeu as atividades, mantendo apenas 30% do contingente, como determina a lei.

Continua depois da publicidade

 

Além disso, há possiblidade de a greve ser interrompida nesta sexta-feira (21), caso o Supremo Tribunal Federal suspenda liminar que trata da validade do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Caso a decisão prorrogue por mais um ano as cláusulas decididas na negociação do ano passado, os funcionários terão mantidos todos os benefícios existentes. Em nota, os Correios asseguraram que a greve não afetou os serviços, mantidos em todas as agências.

A postagem de cartas e encomendas continua sendo realizada e as entregas estão ocorrendo em todos os municípios. A empresa também adotou medidas como o deslocamento de empregados administrativos para auxiliar na operação, remanejamento de veículos e a realização de mutirões para minimizar os impactos da paralisação.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar