Pedro Cine Fotos
Uberaba e Região

Agentes de endemias começam a coletar dados para mais um LIRAa

Por: Rádio JM 730 AM 10/04/2018 0:30

Começa elaboração de mais um Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). As ações dos agentes de combate a endemias para o levantamento irão acontecer durante toda a semana, no período da manhã, e ontem foi o primeiro dia de trabalho. Ao todo, 152 agentes de combate a endemias irão vistoriar mais de seis mil imóveis da cidade. Neste primeiro dia de trabalho, conforme o cronograma elaborado, a equipe esteve em imóveis de todos bairros dos 14 estratos.
De acordo com a chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Lara Rocha Batista, a visitação acontece de forma diferente do esquema de mutirão. Em um único dia são visitados imóveis de todos os bairros dos estratos, dividindo um pouco a cada dia até sexta-feira (13). “Começamos os trabalhos nesta segunda, com a distribuição dos itinerários aos agentes de endemias. Nas residências selecionadas através de sistema os agentes observam se existem ou não larvas. Se houver, é colhida uma amostra para análise em laboratório para identificar o tipo do mosquito. A partir desse levantamento temos uma estimativa da porcentagem de imóveis no município com infestação de Aedes aegypti”, explica Lara.
Portanto, Lara destaca que é importante as pessoas receberem os agentes para que o resultado do LIRAa seja mais fidedigno. Inclusive, se houver dúvidas sobre a pessoa que se identificou como agente, o morador pode entrar em contato com o Departamento de Zoonoses para confirmar a identificação. Com relação às demais atividades que são desenvolvidas pelos agentes de combate a endemias, vale lembrar que o cronograma de mutirão e fumacê continua normalmente durante esta semana, somente estarão suspensas as visitas domiciliares realizadas para o tratamento.

Postado originalmente por: JM Online

%d blogueiros gostam disto: