Agentes do Zoonoses fazem mutirão para retirar focos do Aedes dentro das casas

Foto/Sandro Neves

Agentes de endemias estão percorrendo casa por casa para verificar e retirar recipientes que possam se transformar em criadouros do mosquito
Mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti começou na semana passada pelos bairros Jardim Santa Clara, Jardim Itália e Aroeiras. A ação continua após o carnaval. Os agentes de endemias, que atuam junto ao Departamento de Zoonoses, estão percorrendo, prioritariamente, os bairros que registraram índices mais altos de infestação. Conforme cronograma da Secretaria de Saúde serão dois meses de mutirão.

O Mutirão de Limpeza é uma das ações de combate que, segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Ranieri, são planejadas com antecedência. O trabalho está sendo realizado com dois caminhões e cerca de 20 agentes de endemias percorrem os bairros, das 7h às 13h, recolhendo recipientes e lixos e verificando locais que acumulam água, como calhas, vasos, ralos, bebedouro de animais e frascos com plantas. Um carro de som está avisando a população.

“Nesse mutirão, apesar de receber o nome de limpeza, o foco dos agentes são objetos que possam se tornar criadouros do mosquito. Não vamos retirar materiais como entulhos de construção civil, madeiras, sofás, eletrônicos, entre outros. Os agentes estão batendo de porta em porta, e recolhendo os objetos que acumulam água e que tenham a permissão do morador para serem levados. Vale ressaltar que o LIRAa apontou que estes recipientes estão dentro das residências”, explica o diretor de Vigilância em Saúde.

Com relação aos terrenos baldios, segundo Nelson, os agentes também irão recolher os objetos que acumulam água, caso encontrem. “No LIRAa os terrenos não tiveram tantos focos, mas durante os mutirões há uma atenção especial, e se forem localizados, esses materiais serão retirados. Inclusive, a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos também está se organizando para se juntar ao mutirão, com o caminhão ‘Cata Treco’, que fará o recolhimento de outros tipos de objetos”, explica o diretor.

Fumacê – Vale ressaltar que as ações planejadas para o Fumacê continuam, inclusive no período de carnaval. É preciso que as pessoas abram as janelas quando os veículos passam para aumentar a abrangência do inseticida. Na semana do carnaval, o Fumacê percorre os bairros normalmente, de acordo com o cronograma de trabalho.
 

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar