Águas de oito minas em Uberaba são impróprias para consumo

Novo monitoramento da qualidade da água das minas de acesso público na cidade, realizado pela Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Seção de Vigilância Ambiental em Saúde, aponta que todas as minas d’água analisadas se encontram impróprias para consumo humano. As amostras analisadas são das oito nascentes com maior fluxo de pessoas e de fácil acesso em Uberaba. O trabalho de monitoramento acontece semestralmente e analisa dados como presença de coliformes, presença da bactéria E. coli e pH da água.
Ana Maria Zanelatto, chefe de Seção de Vigilância Ambiental em Saúde, explica que, apesar da questão cultural de acreditar que a água de minas é melhor, as amostras analisadas estão contaminadas e, com isso, podem trazer doenças, como diarreias infecciosas, hepatite A e parasitoses. “Encontramos fezes de passarinhos e até de gatos nessas minas, que são levadas pela água da chuva. Por isso, reforçamos para a população não consumir essa água. A Seção de Vigilância Ambiental em Saúde sinaliza que as minas são impróprias para consumo, mas com frequência as pessoas arrancam as placas”, alerta Ana Maria.
A chefe de seção ainda reforça que o ideal é sempre consumir água tratada. Em caso de ausência, a população pode proceder de duas maneiras: a primeira é filtrar a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo e adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% a cada 1 litro de água, misturar bem e esperar 30 minutos antes de consumir a água. A segunda maneira é filtrar a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo e ferver por cinco minutos.
As minas de acesso público de Uberaba que foram analisadas são:
1. Mina d’água Rodovia MG 190, Km 2
2. Mina d’água Av. Maranhão, S/N°
3. Mina d’água Beija Flor, Rua Olímpia Candida de Castro
4. Mina d’água Maringá, Rua Geraldo Ferraresi, S/N°
5. Mina d’água Tancredo Neves, Rua Irineu Neiva Ferro, S/N°
6. Mina d’água Morada Do Sol, Av. Maria Machado dos Santos, S/N°
7. Mina d’água Univerdecidade, Av. Dr. Randolfo Borges Junior, S/N°
8. Mina d’água Cartafina, Rua Prof. Leoncio Ferreira Amaral, S/N°

Postado originalmente por: JM Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: