Altas temperaturas devem continuar nos próximos dias

Forte calor deve continuar nos próximos dias em Uberaba. As temperaturas devem ter mínima de 21ºC e alcançar máxima em 38ºC, em elevação, conforme explica a climatologista Wanda Prata. Conforme assegura, há possibilidade de os termômetros, em alguns pontos próximos à região, registrar temperatura de 40ºC a 43ºC. Chuvas mais frequentes somente em novembro.

Segundo ela, a condição climática é decorrente de anticiclone que joga o ar quente para baixo, provocando o aquecimento e causando o grande ressecamento do ar. Além disso, um meio cavado, que gira em sentido horário, intensifica este fenômeno, que deve prevalecer até o dia 4 de outubro.

Em relação às chuvas, Wanda Prata afirma que perspectiva é de alguma precipitação por volta do dia 13 de outubro. Mas, somente no final do mês, por volta do dia 31, quando o anticiclone que está sobre a região segue para o nordeste, é que começará de fato o ano climatológico, com a chegada efetiva das chuvas “que ficarão dentro da média dos anos anteriores”.

Para ela, a devastação do cerrado para dar lugar ao cultivo da cana-de-açúcar e o fim da Mata Atlântica também impactam no clima da região e contribuem para o intenso calor. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: