Aluna afirma que medidas de distanciamento não estão sendo seguidas na Uniube; instituição nega

A equipe do Jornal da Manhã recebeu uma denúncia referente às aulas presenciais na Universidade de Uberaba (Uniube). Em anonimato, uma aluna afirma que as medidas de prevenção à Covid-19 não estão sendo cumpridas, principalmente referente ao distanciamento.

A denunciante do curso de Odontologia explica que as salas estão lotadas, às vezes abrigando mais de 30 alunos. Ela ainda informa que para fazer os trabalhos, os alunos precisam estar perto um do outro e em algumas aulas. “Somos obrigados a ir, pois tem atividades que valem notas e para não pegarmos dependência temos que ir. Fico indignada em ter que ir para uma aula presencial que poderia muito bem ser reposta mais em breve” relata. Ela ainda completa que muitos alunos, durante o intervalo, tiram a máscara e ficam próximos.

A aluna ainda informa que vem de outra cidade para estudar e, na cidade dela, os leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) estão lotados. “Minha família é grupo de risco e não tomou a vacina ainda”, desabafa.  

A equipe de reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Uniube, que afirmou através de uma nota que a Uniube segue todas as normas de biossegurança necessárias e que cumpre integralmente as diretrizes previstas no Decreto Municipal. Pontuou ainda que o aluno pode optar em fazer a disciplina posteriormente. Confira o posicionamento:

Todas as instalações passaram por adaptações na estrutura física, orientadas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança (SESMT) e projetadas pelo Escritório Modelo de Arquitetura (EMA), conforme exigências dos órgãos municipais e de saúde. A universidade informa que os espaços comuns aos alunos estão devidamente sinalizados com indicações de distanciamento e com a disponibilização de itens para assepsia, inclusive nos ambientes de alimentação, como cantinas e copas. Nos casos específicos exigidos, os alunos contam com equipamentos de biossegurança de uso pessoal. As salas e laboratórios seguem com ocupação reduzida, também de acordo com as normas divulgadas. Ainda, afirmam que os alunos devem estar, obrigatoriamente, com máscara para acesso ao campus.

A Universidade orienta docentes e discentes, por meio de comunicados e campanhas internas, sobre as atitudes necessárias para a prevenção da Covid-19, com informação e conscientização das normas a serem cumpridas durante este período, como: respeito ao distanciamento social, não compartilhamento de objetos, manutenção de espaços abertos e ventilados e higienização constante das mãos. As medidas preventivas são divulgadas e monitoradas pelo SESMT da Uniube e o cumprimento é acompanhado pelos colaboradores da Universidade. Especificamente, nas aulas de Odontologia, os alunos contam com máscara, jaleco, gorro e luva em todos os procedimentos. Caso algum aluno apresente qualquer sintoma, é imediatamente orientado a se manter em casa até que a contaminação pela Covid-19 seja descartada. Se o aluno optar por não cursar as disciplinas práticas neste momento, ele poderá deixar para o próximo semestre. 


Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: