Alunos do município participam de Mostra de Trabalhos em Tecnologia Ambiental

Alunos da rede municipal de ensino, do 6º ao 9º ano, participaram na quarta e quinta-feira, dias 29 e 30 de maio, da 1ª Mostra de Trabalhos em Ciência e Tecnologia Ambiental, no campus da UFTM na Univerdecidade. A iniciativa faz parte do projeto AMA (Agentes Ambientais), uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Codau, em um Programa de Sustentabilidade da rede municipal de ensino com a autarquia. 

O objetivo é desenvolver a educação ambiental de maneira transdisciplinar em 28 unidades escolares da rede municipal. Os Agentes Ambientais, ativos nas escolas desde 2014, trabalham em parceria com a gestão, com o grupo docente, com a equipe de apoio, alunos das universidades e familiares.

Durante a Mostra de Trabalhos os alunos do AMA fizeram uma apresentação das atividades que elaboraram e que pretendem aplicar em suas escolas, com o auxílio de alunos das engenharias da UFTM e de professores da rede municipal de ensino. Cerca de 20 trabalhos foram expostos, abrangendo os quatro eixos temáticos abordados no Programa Sustentabilidade: Água, Esgoto, Resíduos Sólidos e Drenagem.

Elisvalda Beatriz da Silva, professora da Escola Municipal Boa Vista, explicou o projeto que os alunos criaram para a unidade escolar. “Nossos alunos perceberam o quanto uma boa arborização é importante e o que ela representa para o meio ambiente. Deste modo, eles focaram nesta questão e criaram um projeto de plantio de árvores pequenas, ornamentais, medicinais e aromáticas”, destacou.

Elisvalda ressaltou também o impacto que todos os projetos terão nas escolas, conscientizando os alunos a respeitar mais a natureza. Para Ivone Borges, coordenadora dos Programas Ambientais da Codau, os alunos que integram o AMA são multiplicadores e conscientizadores de boas práticas socioambientais dentro e fora das unidades escolares. “A partir deste projeto nós teremos 450 alunos engajados nas boas práticas ambientais. A ação possibilita a compreensão contextualizada, por parte dos alunos, que passam a observar e a sentir necessidade de mudar a própria realidade. Nossa expectativa é que eles passem a se sentir mais protagonistas no cuidado com a cidade e com o meio ambiente”, explica. 

Luiz Fernando Lopes dos Santos, aluno do 8º ano da Escola Municipal Professora Esther Limírio Brigagão, é um agente ambiental e afirma que já aprendeu bastante fazendo parte da inciativa. “Às vezes a gente não sabe como funciona para a água chegar na nossa casa, para onde vai o esgoto. E com esse projeto eu pude aprender tudo isso, visitar as estações de captação e tratamento. Estou tentando ajudar a minha escola e a minha cidade a serem lugares melhores”, enfatizou ele.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar