Antecipar declaração do IR evita problemas e pode gerar economia

Faltando 24 dias para término do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR), é grande o número de pessoas que ainda devem enviar o histórico financeiro. Até agora a Receita Federal (RF) recebeu cerca de 10 milhões de declarações de um total de 30,5 milhões esperado. Para evitar contratempos, orienta-se a não deixar para enviar a declaração nos últimos dias. 

Em 2018, a RF recebeu dentro do prazo 29 milhões de declarações. Esse comportamento, de enviar a declaração nos últimos dias, pode provocar o congestionamento do site e atraso na entrega. O material enviado fora do prazo está sujeito de multa de 1% do imposto devido, limitada a 20%, ou o mínimo de R$165,70.

Outro ponto a ser observado é que o quanto antes começar a emitir a declaração, o cidadão ou o profissional contábil terá melhor condições de avaliar as oportunidades de dedução. De acordo com o contador Paulo Márcio Ribeiro de Oliveira, a antecipação evita problemas e pode até gerar economia. “Muitos contribuintes deixam para o último momento. Não trazem a documentação necessária. Isso dificulta o trabalho do contador e, consequentemente, o contribuinte terá uma declaração malfeita”, esclarece.

Márcio também chama a atenção para o fato de que a antecipação permite um estudo de como emitir a declaração. “A gente tem que conversar com o cliente. Saber os rendimentos e deduções. Algumas pessoas chegam aqui faltando dois ou três dias antes do prazo. Trazem documentos incompletos. Pode acontecer de esses documentos não servirem para a dedução. O contribuinte perde dinheiro”, lamenta. 

CPF. Entre as novidades para a declaração desse ano é a obrigatoriedade no número do CPF, mesmo que de menores. “Foi uma forma encontrada pela Receita para evitar fraudes. Em 2018, a exigência era para criança a partir de oito anos. Agora é de qualquer dependente”, explica o contador Paulo Márcio Ribeiro de Oliveira.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: