Apesar dos números positivos em Uberaba, geração de empregos em 2021 preocupa, diz analista

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Uberaba registrou pelo sexto mês consecutivo crescimento positivo na geração de novos postos de trabalho este ano. No mês de novembro o município gerou novos 185 postos com carteira assinada.
 
No total, foram realizadas 3.284 admissões, contra 3.099 desligamentos ocorridos no mês de outubro. Desde junho, Uberaba registra índices positivos na geração de novos postos de trabalho. Apenas em três meses, março, abril e maio houve retração.
 
Em entrevista ao Jornal da Manhã, o analista e consultor empresarial Edson Tito Mota indicou os pontos que devem ser observados na resolução de informações relacionadas ao desemprego no município. 
 

"Eu já acompanho esse panorama, esse trajeto, há mais de 20 anos, e nos últimos meses de 2020, realmente o mercado está melhorando. A mão de obra está sendo procurada, há demanda", explica. 
 
Ainda segundo o analista, a dificuldade política de implantação de medidas que beneficiem a geração de empregos pode gerar resultados negativos em 2021.
 
"Estou com receio do próximo ano. O orçamento federal não está aprovado, e a política afeta diretamente o emprego. Por exemplo, ainda não há uma resolução sobre os 17 setores da economia que estão isentos de impostos. Se voltarem a pagar, pode haver um número razoável de desempregos em todo o país. Pelo andar da carruagem, pelas medidas tomadas pelo Governo Federal, poderemos presenciar uma queda no quadro de empregados. Isso é resultado de uma má administração econômica", finaliza Edson. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar