Após dispensar paciente com Covid-19, Funepu diz que só são feitos testes em casos de internação ou observação

Um paciente deu entrada na última semana na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Mirante, com sintomas de Covid-19. Contudo, foi diagnosticado com dengue e dispensado para ir para casa. Como não foi realizado nenhum exame, nem para dengue ou para o coronavírus, o homem decidiu fazer o teste na rede particular e testou positivo, não só ele, como a esposa também. Segundo a família, eles ainda foram informados na UPA que só estão sendo realizados testes em casos graves e em idosos. A Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), que é gestora das UPAs na cidade, reconheceu que só estão sendo feitos exames em casos de internação ou observação. 

"Falaram que ele estava com dengue, mas não fizeram exame de dengue e nem o da Covid, depois que a gente saiu de lá, como ele teve febre, dor no corpo, nas articulações, nos olhos e na cabeça, falei que por conta da febre nós faríamos o teste", contou a esposa do paciente, que também testou positivo, após realizar o exame na rede particular. 

A família ficou preocupada com o fato dos testes estarem sendo limitados e liga este fato aos índices preocupantes de transmissão em Uberaba. "Essa é a nossa preocupação, porque muitas pessoas vão e eles não fazem o teste e elas voltam para casa achando que estão bem, com isso que está proliferando essa doença e se continuar assim ela vai se propagar ainda mais. Porque a pessoa vai, procura o pronto-atendimento e eles não fazem o teste, ela volta para casa e segue a vida normal”.

A reportagem acionou a Funepu para verificar o porquê de estarem fazendo testes apenas em casos graves e idosos. A Funepu reconheceu que não estão sendo realizados testes em todos os pacientes que apresentam sintomas. “Com relação aos testes para covid-19, as Unidades de Pronto Atendimento seguem as orientações da Secretaria de Saúde, que é a responsável pela disponibilização e realização do exame. De acordo com a orientação, o teste é feito somente em casos de pacientes que estão internados ou mantendo observação”, pontuou em nota.

A gestora ainda pontuou que pacientes com sintomas gripais leves são orientados a permanecerem em isolamento domiciliar, inclusive com assinatura de termo de responsabilidade, além de também ser orientado a retornar à unidade caso haja o agravamento do estado de saúde. No caso citado, a família afirma que foi prescrito atestado de 03 dias para dengue, mas não o isolamento social. Só após retornarem com os exames positivos em mãos que foi dado o atestado de 10 dias. A Funepu também foi questionada sobre quais os procedimentos estão sendo adotados para diferenciar pacientes com suspeita de dengue e com suspeita de Covid-19, mas não respondeu a este questionamento. 

Como os testes estão sendo realizados em Uberaba nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), a reportagem também acionou a Secretaria Municipal de Saúde, para verificar por que os testes estão sendo realizados apenas nos casos de internação e observação e se o estoque está baixo. A assessoria afirmou que a Secretaria de Saúde informa que a testagem segue protocolos do Ministério da Saúde. 

“Atualmente, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) fazem o primeiro atendimento, promovendo o agendamento no Centro de Atendimento à Covid (que funciona na Unidade Regional de Saúde São Cristóvão), de acordo com o  protocolo. Lembramos que o paciente deve estar dentro do prazo de testagem, respeitando a janela epidemiológica. Os pacientes são acompanhados pela UBS, via telefone, ou visita de portão. “Destacamos ainda que para ampliar e melhorar ainda mais esse serviço, a Secretaria de Saúde ampliará a testagem por meio da aquisição de mais testes. A homologação deve ocorrer em breve. Quando isso ocorrer, o Comitê Técnico-Científico traçará um plano para testagem, que será amplamente divulgado à comunidade”, afirmou. 


 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar