Após mutirão, dados da Covid-19 em Uberaba podem sofrer ajustes nos próximos dias

Os dados do município referentes à covid-19 podem sofrer alterações e ajustes nos próximos dias, com a revisão dos dados organizados no mutirão realizado neste final de semana. Com foco na checagem das informações, o arranjo das bases foi necessário para que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteja munida com dados atualizados e fidedignos, segundo a chefe do departamento epidemiológico, Larissa Bandeira de Mello Barbosa, em entrevista à Rádio JM.

Leia: Para tentar atualizar dados acumulados da Covid-19, gestão municipal realiza mutirão

“O que nós fizemos foi antecipar a coleta, a identificação das informações, para não gerar retrabalho. Além de trabalhar com as informações complementares que a gente precisa compilar. Os dados serão digitados no sistema de saúde, o que vai gerar a estatística para que a gente possa fazer o levantamento e passar as informações com maior fidedignidade”, declara Larissa.

Um dos pontos levantados pelo mutirão foi justamente a possibilidade de participação de pessoas de fora da pasta em processos internos. De acordo com a chefe, os voluntários universitários apenas auxiliaram no preenchimento das planilhas, e todos assinaram um termo de confidencialidade. O trabalho de digitação dos dados no sistema, segundo ela, será feito inteiramente por servidores da SMS, o que dá segurança ao processo.

A coluna FALANDO SÉRIO, assinada pelo jornalista Wellington Cardoso Ramos, trouxe a informação da procuradora-geral do município, Fabiana Gomes Pinheiro, sobre a legitimidade do mutirão.

Questionada sobre as possíveis alterações nos números da covid em Uberaba, Larissa afirma que os dados estão atualizados, mas vão passar por nova revisão com a digitação do resultado do mutirão.

“A partir do dia de hoje [3], estamos realizando o compilado para poder divulgar os dados os mais atualizados possível. Acredito que a partir do trabalho desenvolvido hoje com os servidores, estamos entregando os resultados qualitativos e fidedignos. Vale lembrar que a estatística é dinâmica. A todo momento estão sendo formadas novas estatísticas. Temos que ficar alertas para elencar as prioridades e digitar as informações para que sejam passadas de maneira correta”, finaliza a chefe do departamento.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar