Áreas ocupadas com o agronegócio crescem 6% em 11 anos, diz o IBGE

Áreas ocupadas por estabelecimentos rurais no Brasil cresceram quase 6% nos últimos 11 anos. O percentual de crescimento foi apontado ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no mais recente Censo Agropecuário, realizado em 2017. 

Atualmente, o Brasil tem um território de 851,4 milhões de hectares, com um total de pouco mais de cinco milhões de estabelecimentos agropecuários. No total, eles ocupam área total de 351,2 milhões de hectares, ou seja, cerca de 41% da área total do país.

Em relação ao penúltimo Censo Agropecuário, feito em 2006, houve aumento de 5,8% na área ocupada. O levantamento aponta que as terras indígenas somam 117,6 milhões de hectares e unidades de conservação estão espalhadas por 151,8 milhões de hectares. Foram visitados para o levantamento sete milhões de endereços, num trajeto que somou cinco milhões de quilômetros de extensão. A coleta de dados ocorreu entre os dias 1º de outubro de 2017 e 28 de fevereiro de 2018. 

O gerente do censo, Antônio Florido, explica que houve aumento de estabelecimentos com área nas faixas de propriedades grandes em regiões de fronteira agrícola, enquanto diminuiu o número de estabelecimentos no Nordeste. “Novos estabelecimentos foram incorporados ao processo produtivo, principalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste, que são regiões de fronteiras agrícolas. No Nordeste houve redução de estabelecimentos e de área de lavoura. Pode ter sido ocasionado por envelhecimento do produtor e não substituição, pela seca que ocorreu no período antes do censo, foi uma seca muito forte, que fez com que as pessoas acabassem abandonando os seus estabelecimentos.”

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar