Atendimento ao produtor em projeto de manutenção de máquinas deve ser intensificado

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri) espera intensificar, a partir deste mês, o atendimento aos produtores por meio do Fundo Municipal de Manutenção de Máquinas (Fundomaq).
O Fundomaq foi criado em 2007 pela Lei 10.186, porém, só entrou em operação a partir de 2013. Ele consiste no atendimento ao produtor rural de modo geral, principalmente, o pequeno e o integrante da Agricultura Familiar. São feitos serviços com tratores e maquinários.
Como explica o secretário do Agronegócio, Luiz Carlos Saad, o atendimento é feito por meio de cadastro junto aos Departamentos de Agropecuária e de Estradas Rurais. Aprovado e agendado o serviço, o produtor irá pagar R$35 a hora trabalhada pelo serviço de trator e R$60 a hora da máquina. A quantia paga representa apenas 35% do valor de mercado.
Saad explica que, no geral, são feitos serviços de gradar a terra, montagem de canteiros e abertura de curvas de níveis pela Patrulha Rural. Já pelo Departamento de Estradas são realizados na propriedade do produtor serviços de cascalhamento da estrada e construção de bolsões, com materiais fornecidos pelo fazendeiro.
De acordo com o secretário, a intenção da Sagri é aproveitar o período da seca e atender o maior número possível de produtores. Luiz Carlos Saad aproveita para pedir compreensão do produtor quando ocorre pequeno atraso no cumprimento da sequência do cadastramento. “Em algumas situações, o trator ou máquina está em determinada região do município e o fazendeiro vizinho solicita também o serviço do Fundomaq naquele instante. Como não é cobrado o deslocamento do veículo de nenhum produtor, a Sagri decide atender o solicitante por questão de logística e economia”, explica.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar