Atendimento em unidades de saúde vai mudar para conter avanço da Covid-19 em Uberaba

Foto/Arquivo

O enfrentamento à covid-19 exige empenho substancial de hospitais, mas também pressiona o sistema das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) na cidade de Uberaba. Para tentar frear a disseminação do vírus na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou mudanças na forma e horário de atendimento das unidades da atenção básica.

Em entrevista à Rádio JM nesta sexta-feira, 5, o Secretário de Saúde Sétimo Bóscolo avaliou as tentativas de frenagem da contaminação pelo coronavírus e garantiu mudanças pontuais nas formas de atendimento aos pacientes com sintomas. O horário de funcionamento das UBSs será estendido para os finais de semana até meio-dia, e os médicos que atenderem pacientes com sintomas poderão encaminhá-los diretamente para internação, sem precisar passar pelas UPAs.

“A mudança seria a seguinte: o paciente seria atendido na UBS no bairro dele, e o médico, achando que ele precisa de internação, o encaminhará direto para o Hospital Regional ou para o Mário Palmério. Hoje, o médico encaminha à UPA, mas agora poderá encaminhar diretamente para internação. O paciente é encaminhado para o hospital, onde são feitos exames, tomografias, ele é internado e já começa a se tratar. Os outros pacientes serão acompanhados nas UBS. Por isso, as UBS vão trabalhar sábado e domingo até 12h”, informou Sétimo.

Desta forma, as Unidades Básicas de Saúde poderão ser acionadas aos finais de semana e vão possibilitar o acompanhamento adequado dos casos não-covid. Na análise do secretário, as pessoas que buscam atendimento às sextas podem ter o quadro agravado se aguardarem até as segundas-feiras.

Questionado sobre a suficiência de profissionais, tendo em vista a escassez de profissionais de saúde a nível nacional, Sétimo Bóscolo revelou a situação grave da maioria, com relatos de cansaço extremo e desmotivação. Contudo, de acordo com ele, a prefeita Elisa Araújo já deu o aval positivo em relação ao pagamento de horas extras pela extensão aos finais de semana, e isso pode dizer que o atendimento não será prejudicado.

Ainda de acordo com o secretário, as mudanças estarão em vigor a partir de amanhã, 6 de março, mas não em todas as UBSs. O comunicado oficial será feito pela Prefeitura em contato com as associações de bairros. 

“Vamos comunicar com as associações dos bairros para evitar que o paciente circule pela cidade e vá para outros locais procurando atendimento. A ideia é tirar esses pacientes das UPAs já neste final de semana”, finaliza Sétimo Bóscolo.


Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar