Atraso na entrega do CRVL pode causar transtornos a motoristas

O atraso na entrega dos Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) de 2018 deixa despachantes e motoristas apreensivos. Especialmente por conta das blitze do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (PM).  Nessas operações, o CRLV é cobrado. E desde o fim do mês passado, para as placas com finais de 1 a 5, a apresentação do documento deste ano é obrigatória.
O presidente da Associação de Despachantes de Uberaba, Marcelo Rossetti, disse que alguns clientes estão procurando os despachantes preocupados com a situação. Ele destacou ainda que as apreensões de veículos estão acontecendo, apesar do atraso na entrega do documento.
“O Estado deveria prorrogar o prazo para apresentação desse documento, por conta dos atrasos. Quem tiver o carro apreendido, terá uma despesa de R$32 de diária no pátio, mais uns R$180 de guincho, além da multa para a liberação do veículo”, disse Rosseti.
Comandante do Pelotão de Trânsito do PM, tenente Anderson Vaz, destacou que as blitze realizadas pela corporação são rotineiras, e não apenas para verificação de documentação do veículo.
“O que acontece agora é que se trata de um momento referencial, no qual os veículos que têm placas com finais de 1 a 5 têm obrigação de apresentar o documento. O Pelotão tem a incumbência de fiscalizar o trânsito, mas também apreendemos armas, veículos que estão em condições irregulares; prendemos pessoas infratoras com mandato de prisão em aberto, foragidos da Justiça. Ou seja, trata-se de uma ação rotineira do nosso pelotão”, destacou.
Sobre a apreensão de veículos, nos quais os motoristas não estejam com o licenciamento em mãos, o chefe do Pelotão de Trânsito ressaltou que a PM pode fazer uma consulta no sistema para averiguar a situação do veículo.
“O Código de Trânsito obriga o porte do Licenciamento, mas uma lei de 2016 abriu a possibilidade para a PM realizar a pesquisa no sistema, caso o motorista esteja sem o documento. Se os tributos estiverem pagos, não tiver multa e nenhuma pendência administrativa, o veículo é liberado”, destacou.
Correios alegam que Detran divulga rastreamento antes da postagem. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) divulgou ontem esclarecimento sobre o atraso na entrega da documentação. De acordo com a ECT, o Detran gera e disponibiliza eletronicamente o número de rastreamento dos documentos antes de eles serem efetivamente inseridos no fluxo postal.
“Infelizmente, um grande número de clientes interpreta esse número de rastreamento como alguma forma de aviso que seu documento já está disponível e procura as nossas agências, numa tentativa de retirar esse documento antes do prazo de entrega. Como os documentos, muitas vezes, sequer foram postados, essa busca infrutífera nas agências acaba por aumentar as filas e o tempo de espera”, diz trecho da nota.
Os Correios ainda informam que as entregas dos Certificados de Licenciamento em Uberaba têm sido realizadas dentro do prazo contratado com o Detran, que corresponde ao dia da postagem do objeto nas agências dos Correios mais cinco dias úteis (D+5). A empresa orienta os proprietários de veículos a só procurarem as unidades após a verificação no site dos Correios, por meio do código de rastreamento fornecido pelo Detran, de que houve pelo menos uma tentativa de entrega não realizada.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar