Aumento de pessoas em grupo praticando atividade física é preocupante

Foto/Jairo Chagas

Infectologista alerta para o risco de contaminação pela inobservância do distanciamento social

Esportes, praticados ao ar livre e em grupos, podem favorecer a contaminação do novo coronavírus. Porém, Uberaba registra aumento de ciclistas, que pedalam em grupos, principalmente aos finais de semana. Os adeptos, geralmente sem máscara, são vistos em grupos numerosos pelas ruas da cidade e em comunidades rurais. Também é possível observar pessoas fazendo corridas e caminhadas, raramente sozinhas.

O médico infectologista Rodrigo Molina observa um aumento crescente de pessoas praticando esportes em grupo, ao ar livre, sem máscaras e próximas umas das outras. São pessoas correndo ou fazendo caminhadas “até de mãos dadas” e, ciclistas pedalando em grupo. “É uma situação preocupante”, avalia.

Um estudo desenvolvido por cientistas de universidades da Bélgica e da Holanda simulou o risco de contágio do novo coronavírus entre praticantes de atividade física ao ar livre. A pesquisa aponta que a distância ideal que as pessoas devem manter uma das outras é de 20 metros.

O secretário de Defesa Social (SDS), Wellington Cardoso, diz ser impossível fiscalizar estas condutas. “É questão de responsabilidade de cada um”, diz. Vale lembrar que a prática de exercícios físicos e circulação de pessoas não é proibida e não há obrigatoriedade de uso de máscaras em espaços públicos. Segundo ele, a preocupação não é aplicar multas, mas sim evitar aglomerações de pessoas.
 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar