Autuações são estendidas aos presentes em eventos e GM monitora redes sociais

Por Joanna Prata

Uma das mudanças contidas na revisão do decreto que estabelece as medidas sanitárias de enfrentamento ao coronavírus é o aumento do valor da multa mínima aplicada a infratores. Além do valor, a autuação foi ampliada aos frequentadores dos eventos, antes restrita ao proprietário do local e ao promotor. Qualquer tipo de evento que provoque aglomerações está passível de punição, esclareceu ontem o comandante da Guarda Municipal de Uberaba, Marcelo Neves, acrescentando que a corporação também fiscaliza o cumprimento das normas pelo serviço de transporte de passageiros, seja coletivo ou individual. 

Marcelo avalia que “a multa é uma ferramenta educativa” e que, além do aumento do efetivo, o serviço de inteligência da Guarda está acompanhando o movimento das redes sociais. Uma equipe monitora perfis e capta informações sobre festas clandestinas, o que permite até a abordagem preventiva, antes que o evento seja realizado. “Nós chegamos, contatamos os organizadores e informamos que aquele evento não pode ocorrer. Isso tem surtido efeito e tem nos auxiliado muito”, completou o comandante.

No mesmo sentido, em pronunciamento oficial nas redes sociais, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) pontua que o papel protagonista no combate ao avanço da doença é de todos. “Não adianta a Prefeitura emitir decretos, proibir e atuar em medidas bastante restritivas se as pessoas não tiverem consciência de que elas têm que fazer a parte delas. (…) É preciso que todos tenham a consciência de que realmente somos todos responsáveis pela contaminação”, pondera.

Dados revelados pelo Observatório Covid Uberaba mostram que o índice de contaminação entre jovens de 20 a 29 anos é o que mais tem subido.  “E aqui fica um apelo aos pais, para nos ajudarem, pois os jovens com idade a partir de 20 anos estão se contaminando mais agora”, disse o secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo, durante o Pingo do J dessa quinta-feira (25).

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: