Banco do Brasil não processa débito automático de contas da Codau e usuários devem reemitir faturas

Circulou pelos aplicativos de mensagem uma imagem chamando a atenção das pessoas que fazem o pagamento da Codau através do débito automático no Banco do Brasil. O ocorrido foi noticiado no JM News 2ª Edição. Na imagem, um consumidor conversa com atendente, que alega a ocorrência de um problema no sistema da Codau, após a troca de governo e colaboradores na prefeitura. Segundo a atendente da companhia, esse problema fez com que o arquivo de débito automático não fosse enviado ao banco. Por isso, o cliente precisaria imprimir as faturas não pagas e para realizar o pagamento.

Em contato com a Codau, a companhia enviou uma nota afirmando que as faturas em débito automático dos correntistas do Banco do Brasil, com vencimento entre os dias 12 de fevereiro a 5 de abril de 2021, não foram processadas pelo banco. A Codau ainda informou que a  situação irregular foi comunicada pelo banco à Codau apenas dois meses após o ocorrido e que, desde então, a Companhia tomou duas atitudes:

1ª) A partir do conhecimento dos fatos a Companhia reenviou novos arquivos das faturas que venciam após o dia 05.04.21, com suas datas atualizadas, para os devidos procedimentos do débito automático pelo Banco do Brasil.

Segundo a companhia, a emissão da 2ª via pelo próprio consumidor foi a solução mais adequada encontrada, tendo em vista que caso a Codau gerasse novo arquivo para o Banco do Brasil, poderia ocorrer duplicidade de cobrança. Ainda, a companhia esclarece que nas situações descritas acima não houve cobrança de multas por atraso de pagamento.

A Codau solicitou ainda que o BB informasse a necessidade de tal procedimento para os seus correntistas. E pede desculpas pelos transtornos gerados, mesmo que de forma involuntária.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

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