Beneficiário do INSS reclama de redução em auxílio sem motivação

Um beneficiário do INSS procurou a reportagem do Jornal da Manhã para reclamar da redução de valores do auxílio-doença, sem aviso prévio e motivação. 

De acordo com José Etevaldo dos Santos, 46 anos, o benefício saiu de R$ 2.986,48 para R$ 1.045. “Eu tive a minha qualidade de vida afetada. Estou afastado porque sofri um acidente de trabalho. Sou contribuinte, com cadastro ativo em duas empresas. Passei por esta situação em 2017. Desde junho deste ano tive o benefício reduzido e ninguém me explica nada. Inclusive passei por uma perícia em que renovaram por mais algum tempo o auxílio”, explicou. 

Em contato com a assessoria de comunicação do INSS, por meio de nota, o Jornal da Manhã foi informado que “a diferença de valores entre os benefícios do sr. José Etevaldo dos Santos ocorreu porque, a partir de junho de 2020, ele passou a receber a antecipação do auxílio-doença, que tem valor único fixado em lei de um salário mínimo. Após a realização da perícia médica presencial, que confirmou a concessão do benefício de auxílio-doença, o segurado irá receber as diferenças devidas. O INSS está procedendo automaticamente o cálculo dessas diferenças”. 

O INSS ainda explica que essa situação ocorreu em decorrência dos procedimentos adotados para garantir a concessão de auxílio-doença durante a pandemia da Covid-19. “Devido à interrupção do atendimento presencial, o INSS implementou a antecipação de auxílio-doença, em que o segurado solicita o benefício, de forma remota, por meio do MEU INSS. A solicitação, com atestado médico enviado através do MEU INSS, é analisada pela perícia médica, também de forma remota”. 

O instituto ainda salienta que em caso de dúvidas, os canais de atendimento são o MEU INSS e a Central 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h (os melhores horários para ligar são após às 19h e aos sábados).

Para mais informações sobre a antecipação do auxílio-doença os segurandos podem acessar o link.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar