Black Friday: Procon atua para evitar que o cliente pague a “metade do dobro”

Estamos exatamente a um mês da Black Friday. Este ano, a promoção será na sexta-feira, 29 de novembro. Em Uberaba, empresários já se preparam para a liquidação de estoque.

Segundo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ângelo Crema, algumas lojas já iniciaram as contratações temporárias visando reforçar o quadro de funcionários para a data, que serve como um termômetro das vendas para o Natal.

“Muitos empresários contratam agora, principalmente, porque nós temos a Black Friday. É um momento muito positivo, que é a primeira parcela do 13º salário e necessita de mais funcionários, o movimento das lojas cresce muito”, afirma.

A tradicional promoção que concede descontos em diversas categorias de produtos, especialmente em eletrônicos, gera polêmica entre os consumidores. Há quem fale que se trata de pagar a “metade do dobro”.

Com o objetivo de evitar que o cliente seja enganado, a Fundação Procon realiza o monitoramento dos produtos desde agora.

“Sempre, nessa época, o Procon já começa os acompanhamentos dos preços de lojas de departamentos para verificar, inclusive, práticas de condutas abusivas na semana da promoção”, conta o presidente do órgão, Marcelo Venturoso.

A CDL, por sua vez, se coloca à disposição para receber reclamações pelo telefone (34) 3319 4400.

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Algumas ferramentas online ajudam bastante quem pretende comprar itens na Black Friday – e também em qualquer período do ano. Uma delas é o portal Zoom, cuja proposta é comparar os preços dos produtos nos últimos seis meses para conferir se a promoção compensa. Com proposta semelhante também têm o Buscapé e o Jacotei. Vale lembrar que o portal Blackfriday () já está ativo, com a ferramenta Busca Descontos.  

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

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