Blitz da morte alerta para a travessia correta no calçadão

“Blitz da morte” chamou a atenção de pedestres e motoristas que passaram ontem pelo centro da cidade. A ação faz parte da campanha Maio Amarelo, de educação no trânsito, e, em parceria com a Escola Estadual Geraldino Rodrigues Cunha, aconteceu no cruzamento da avenida Leopoldino de Oliveira com rua Artur Machado, local de movimento intenso.
Durante a apresentação, no momento em que o semáforo estava fechado para os motoristas, os alunos foram para o cruzamento com uma fanfarra, alguns jovens se deitaram no asfalto com cruzes e outros simbolizando a morte, e distribuíram panfletos aos motoristas. A apresentação contou com o apoio da Guarda Municipal e também do Tiro de Guerra, para segurança.
“Foi uma ação educativa. A escola é um ambiente onde temos saberes sendo produzidos e que precisam transformar as realidades tristes, como o trânsito. As crianças se tornaram educadoras, células multiplicadoras de um movimento muito importante. Na ação que realizamos na sexta, a ‘morte’ abordou transeuntes e motoristas em um cruzamento bastante movimentado, onde já aconteceram acidentes. As nossas crianças estão ajudando as pessoas que ainda insistem em atravessar fora da faixa”, explica o organizador das ações da “Maio Amarelo” junto às escolas, professor Bruno Marques. Bruno destaca que o envolvimento dos alunos nas atividades é bem interessante, pois, além de aprender, se tornaram multiplicadores, levando o recado a toda população para que haja trânsito seguro.
Aluno do 9° ano da Escola Estadual Geraldino Rodrigues Cunha, Giovane Maxwell Ferreira Silva, que participou da atividade realizada nesta sexta-feira, conta que está aprendendo bastante. “Aprendi a ter postura de prevenção no trânsito; que devemos usar cinto de segurança; não pode conversar no celular enquanto está dirigindo; crianças devem usar cadeirinha dentro do veículo; na hora de atravessar na faixa de pedestres, tem que esperar o semáforo, e nesta sexta avistei muitos atravessando com sinal fechado, uma situação perigosa”, afirma.
As atividades da campanha Maio Amarelo continuam na próxima semana, com blitz educativa em alguns pontos e passeio ciclístico.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar