Busca por vacina contra gripe no dia D nas UBSs este ano é menor

Foto/Sandro Neves

Unidades de saúde não tiveram grande movimento neste sábado por conta do dia “D” da vacinação contra a gripe

Movimento em unidades de saúde foi tranquilo durante o dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Gripe 2018. Neste ano, apenas quatro unidades realizaram a vacinação, que aconteceu ontem, e a movimentação foi mais intensa somente no fim da manhã e início da tarde.
De acordo com diretor da Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, comparado a anos anteriores, o fluxo de usuários nas unidades durante o dia “D” foi menor, mas é um reflexo da medida adotada pela Secretaria Municipal de Saúde com a vacinação noturna. “O dia ‘D’ existe para facilitar a vacinação daquelas pessoas que não conseguem buscar uma unidade no decorrer da semana, por conta dos horários. Como este ano ampliamos o atendimento, isso permitiu que estes usuários se vacinassem”, explica.
O motorista de ambulância Idalmo José da Silva está dentro do público-alvo, como trabalhador da área de saúde, e foi se vacinar no sábado. “Me vacino todos os anos, ainda mais pelo trabalho que executo, preciso me proteger. O dia ‘D’ ajuda bastante, por ser no sábado, quando tenho disponibilidade de ir a uma unidade; por conta do trabalho durante a semana, não sobra tempo. Portanto, aqueles que ainda não se vacinaram, é importante se proteger”, diz.
Vale destacar ainda que a vacinação noturna continua nesta semana, entretanto, Robert explica que será realizada uma análise sobre a necessidade de continuar ou não com o atendimento ampliado nas semanas seguintes. Com relação à vacinação itinerante nos bairros, o atendimento continua e a equipe já esteve no Residencial Rio de Janeiro e Isabel do Nascimento. Durante a semana deverá passar pelo Jardim Marajó e Ilha de Marajó, além do Copacabana e Girassóis, sendo que o cronograma é montado seguindo a demanda. 
Imunização já chegou a 43% do público-alvo em apenas 1 semana. Segundo diretor da Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, a campanha segue atingindo os números esperados. Até o momento o Estado repassou ao município 67 mil doses e faltam ainda 20 mil. Até agora 43% do público-alvo já está vacinado – índice deve aumentar com a divulgação do resultado de vacinação do dia “D” –, inclusive superando em 10% a meta do país e 5% a do Estado. Em Uberaba, o público-alvo da campanha é de 86 mil pessoas e a meta é vacinar 90%. A campanha será realizada até o dia 1° de junho.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar