Cadastramento do eleitor não tem agendamento e segue até dia 9

A partir de agora os cartórios e Centrais de Atendimento ao Eleitor atenderão apenas por ordem de chegada. O agendamento está suspenso para tentar atender um número maior de eleitores até o fechamento do cadastro, que será finalizado na próxima semana. Além disso, mesmo ontem, no feriado do Dia do Trabalho, houve atendimento ao eleitor.
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) alerta que os eleitores têm até o dia 9 de maio para fazer o alistamento eleitoral, atualização do cadastro, incluindo o recadastramento biométrico, transferência e regularização do título. A partir de 10 de maio, o cadastro eleitoral estará fechado e só será reaberto após as Eleições/2018, marcadas para ocorrer em outubro. Com isso, os títulos eleitorais não regularizados continuarão cancelados, impedindo o cidadão de votar.
Um total de 45.685 eleitores ainda está com o título cancelado pela Justiça Eleitoral. Para possibilitar que mais cidadãos consigam fazer a coleta biométrica dentro do prazo e regularizar os títulos cancelados, as Centrais de Atendimento ao Eleitor, localizadas na rua Dr. Lauro Borges, nº 97, Estados Unidos, estão funcionando aos sábados e domingos. Com a medida, as centrais também vão atender eleitores nos dias 5 e 6 de maio, das 10h às 18h, mesmo horário do atendimento de segunda a sexta-feira.
Para tirar o título de eleitor, basta levar documento de identidade original com foto ou certidões de nascimento ou de casamento (não serão aceitos carteira de habilitação e passaporte), comprovante de endereço recente e, para os brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino, comprovante de quitação com o serviço militar. A coleta das digitais e das fotografias do eleitor para o recadastramento biométrico leva somente cerca de 10 minutos e os dados vão para o sistema.
Quem quiser pedir a transferência do domicílio eleitoral deve procurar o cartório de sua nova residência portando o título (se ainda o possuir), um documento de identidade original com foto e comprovante de residência. Para pedir a transferência para uma seção de fácil acesso, os documentos necessários são os mesmos.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar