Cadastramento nas escolas públicas cai quase 15% na comparação com 2017

Número de jovens e crianças da regional de Uberaba que se inscreveram no Cadastramento Escolar para 2019 apresentou redução. De forma online, o cadastramento aconteceu dos dias 11 a 22 de junho para crianças e jovens que desejam ingressar no ensino fundamental da rede pública de ensino do ano que vem. A queda, de quase 16,5%, gera preocupação à Superintendência de Ensino.
Conforme os números repassados pela Superintendência Regional de Ensino de Uberaba, ao todo foram realizados 2.554 cadastramentos, sendo que no ano anterior foram 3.058, portanto, uma queda de 14,48%, quando, na verdade, era esperado aumento, assim como aconteceu em 2017, quando o procedimento deixou de ser manual e passou a ser online.
“O cadastro, além de oferecer garantia de vaga, também possibilita ao Estado e municípios dimensionarem a quantidade de turmas no próximo ano, isto é, preparar as escolas para receber os alunos. Diante desta redução de cadastrados, vamos analisar a situação, saber o que aconteceu. Se existe algum outro encaminhamento das secretarias para garantir a vaga de outra forma que não seja pelo cadastramento, enfim, vamos apurar”, explica a superintendente regional de Ensino de Uberaba, Marilda Ribeiro.
Quando questionada se a redução pode estar relacionada à dificuldade que os pais ou responsáveis tiveram com o sistema online, a superintendente acredita que não. “No ano passado, quando foi a primeira experiência do sistema, na verdade, os números nos surpreenderam, foram superiores aos do ano anterior. Inclusive, neste ano, esperava por um número maior, pois em 2017 foi um período de experiência, mas não aconteceu”, explica Marilda.
Vale lembrar que aqueles que não fizeram o cadastro, por conta do prazo, ou algo assim, não ficarão sem estudar, porém, poderão ter dificuldades de matricular o aluno em escola próxima de casa, pois no cronograma vêm primeiro os cadastrados. Havendo qualquer problema, Marilda orienta buscar a superintendência ou a Secretaria Municipal de Educação.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar