Cadê a Enchente de São José?

Há dois anos São José não manda a tão aguardada chuva que tende a cair no dia 19 de março. Inclusive, a cada ano que passa, o mês de março se torna mais seco e calorento. Mas, o que poderia ter causado a interrupção da tradicional chuva?

O fato é que, apesar do contexto religioso e místico em que circunda a famosa enchente, há uma explicação científica para o acontecimento. E o que tem impedido a chuva de acontecer não é um fator positivo.

Entre ciclones e anticiclones, a chuva que vem do Oceano Atlântico tem sido jogada para a zona Leste do estado de São Paulo, caindo somente no sul de Minas. Quem explica isso é a meteorologista Wanda Prata. “Na segunda metade do mês de março entrou um anticiclone na nossa região. Esse anticiclone é uma massa de ar que vira sentido anti-horário, e ele joga o ar para baixo. Esse ar vem aquecendo, ressecando e bloqueando a entrada de qualquer frente fria”, explica Wanda.

Ainda segundo a meteorologista, diversos fatores causaram o estacionamento desse anticiclone na região. Entre os fatores principais está a mudança das dinâmicas climáticas. “Nós temos agora outros fatores que interferem na meteorologia e que são causados pelo aquecimento global. O anticiclone que se localizou aqui na região sudeste era anômalo. Ele não devia estar, mas ele ficou. Têm outras interferências, por exemplo, um descongelamento muito grande no norte da Rússia de fora a fora, que é o permafrost, e está descongelando devido ao aquecimento. Nunca descongelou, agora está descongelando. Isso interfere na formação de outras massas de ar”.

Wanda relata que devido a essas mudanças daqui para a frente nada é uma certeza. “A gente não vai poder falar ‘É desse jeito’, ‘Vai acontecer desse jeito’”, afirma. Ela explica que as dinâmicas atmosféricas estão muito mudadas de dois anos para cá e que isso torna mais difícil as previsões. Atualmente, estudos relatam que a previsão para a região de Uberaba, é de um inverno seco, gelado e sem chuva, que pode se prolongar até Outubro.


Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar