Caminhoneiros em Uberaba estão divididos sobre nova paralisação

Caminhoneiros de Uberaba estão divididos em relação à paralisação prometida pela categoria desde a divulgação de nova tabela de fretes pelo governo federal, na quinta-feira (18). Ontem, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que, por enquanto, a tabela está suspensa.

Reportagem do Jornal da Manhã falou com caminhoneiros autônomos na tarde de ontem. Roney Nunes revelou que estava a caminho de Patrocínio (MG), cerca de 170km de distância de Uberaba, e que a colheita da safrinha tem deixado o valor do frete em média aceitável. “Estamos com muitas áreas para colher a safrinha ainda, tem muito serviço, e eu não posso parar nesse momento. Preciso aproveitar, porque o valor do frete está me agradando”, revela.

De acordo com ele, por estar em um período que tem muita demanda de fretes, os preços chegam a ser maiores do que se fossem baseados na tabela. “Como estão precisando de muitos caminhões e, às vezes, falta, o frete acaba saindo melhor que na tabela”, aponta. Apesar disso, ele revelou ter recebido mensagens de números com prefixo do Estado do Paraná, solicitando adesão à paralisação.

Fernando Marega disse à reportagem que os líderes da paralisação de Uberaba estão em viagem no início da semana e somente a partir desta quarta-feira (24) estarão na cidade. “Os líderes dos caminhoneiros de Uberaba estão viajando e devem chegar no meio de semana. Se for ter paralisação, eu vou aderir”, expõe.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ligou ontem para líderes dos caminhoneiros para informar a respeito da revogação da tabela de fretes. Um áudio compartilhado pela categoria em grupos de WhatsApp, localizado pela reportagem, mostra o ministro em uma ligação ao líder caminhoneiro, identificado como Marconi. O telefonema, em viva-voz, é acompanhado por grupo de caminhoneiros. “Então, é o seguinte. Nós estamos revogando a tabela do dia 18. Nossa ideia é publicar no Diário Oficial hoje ainda, em edição extra. Se não publicar, no mais tardar amanhã cedo, mas vou trabalhar pela publicação hoje ainda, porque quero enviar a publicação a vocês.”

A assessoria do ministro confirmou a autenticidade da gravação. No telefonema, Freitas diz que, com a suspensão da tabela atual, volta a vigorar a tabela de fretes praticada desde janeiro deste ano. Ela só será modificada quando for estabelecido consenso entre o governo e a categoria, diz Freitas, que na gravação promete tratar do assunto pessoalmente.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar