Campanha de vacinação contra a febre aftosa é lançada por Temer

Campanha de vacinação contra a febre aftosa foi lançada mais uma vez durante a ExpoZebu. O lançamento aconteceu ontem, logo após a solenidade de abertura da feira, com a vacinação simbólica de um bovino pelo presidente da República, Michel Temer. A campanha começa na terça-feira (1°). Em Uberaba, mais de 220 mil animais devem ser vacinados.
Produtores rurais terão até 31 de maio para vacinar bovinos e bubalinos, independentemente da idade. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) estima que deverão ser vacinados cerca de 23,6 milhões de animais no Estado. Na regional de Uberaba, composta por 22 municípios, de acordo com o coordenador regional do IMA, Bráulio Queiroga de Moreira Filho, deverão ser imunizados 1,9 milhão de animais e na cidade de Uberaba, 224 mil.
A campanha acontece em duas etapas, a primeira em maio, quando são vacinados bovinos e bubalinos de qualquer idade, e a segunda em novembro, sendo imunizados aqueles com idade de zero a 24 meses. No ano passado, nesta etapa, foram vacinados na regional 99,17% do rebanho. “Minas Gerais está inserida em uma área para ficar livre da vacina até maio de 2021, então pedimos o comprometimento dos produtores para alcançarmos essa meta”, explica o coordenador regional do IMA de Uberaba.
O secretário do Ministério da Agricultura, José Rodrigues Pinheiro Dória, também falou sobre os esforços para tornar o Brasil um país erradicado da doença. “Na semana passada foi oficializada a erradicação com vacinação desse ‘inconveniente’ que sempre atormentou nossos produtores. Mas quero salientar que o governo fez a sua parte e vamos continuar atentos, mesmo que haja a erradicação, não vamos ficar adormecidos. É preciso ficar em atenção para que isso não volte, e, caso surja algum foco, iremos combater”, diz.  
Produtor que não imunizar rebanho e não declarar está sujeito a multa. A vacinação do rebanho contra a febre aftosa permanece obrigatória e é a principal forma de se prevenir contra a doença. O produtor que não vacinar os animais estará sujeito a multa equivalente a R$81,25 por cabeça. A declaração de vacinação também é obrigatória e o produtor que não o fizer até 10 de junho poderá receber multa. A declaração de vacinação para proprietários de 150 ou mais animais deverá ser exclusivamente pela internet. Já quanto aos produtores com plantel de até 150 animais, a declaração ainda poderá ser feita presencialmente no IMA ou também via internet.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar