Carro inteligente vai monitorar o uso de vagas do estacionamento rotativo

A partir deste mês, o município de Uberaba (MG) passa a contar com o apoio de um carro inteligente, que permite que a Secretaria de Trânsito do Município (Sedest) verifique, em tempo real, se os veículos estacionados nas vagas públicas rotativas estão regulares, garantindo benefícios à população e ao comércio local, auxiliando na organização do trânsito da cidade. 

O veículo, que chega a Uberaba por uma iniciativa da prefeitura e da EXP Smart Parking, empresa concessionária do estacionamento público, monitora as vagas rotativas com o uso de tecnologia de ponta, que o torna capaz de identificar irregularidades de maneira rápida e eficaz.

“Para a cidade, o objetivo do novo sistema é permitir melhor gestão por parte dos agentes de trânsito, agilizar os processos e reduzir a quantidade de veículos irregulares, beneficiando os motoristas que buscam um local para estacionar nas vias, contribuindo para ampliar a disponibilidade da ocupação do espaço público”, explica Sérgio Iran, diretor de Relações Institucionais da EXP Smart Parking.

A EXP Parking disponibiliza diversas formas de pagamento e de aquisições de créditos: aplicativo EXP, Pontos de Autoatendimento, Pontos de Venda credenciados, no Escritório Central, localizado na rua Tristão de Castro, nº 709, e ainda conta com o apoio de monitores de rua para orientarem os usuários. A EXP também proporciona, por meio do aplicativo, um bônus de R$10,00 de créditos ao usuário que recarregar o valor de R$50,00.

O novo sistema melhora a fiscalização e contribui para evitar que a uso irregular por alguns motoristas prejudique a população, garantindo maior disponibilidade de vagas, sem prejuízo à mobilidade urbana e ao trânsito. 

O comércio local também é beneficiado pelo sistema. Com mais vagas disponíveis na região central nas proximidades das lojas, melhora a facilidade de acesso e aumenta o fluxo de pessoas, com impactos positivos no desenvolvimento urbano e social, colaborando para a construção de uma atmosfera de progresso no município.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar