Catadores de materiais recicláveis encontram dificuldades na coleta seletiva

A coletiva seletiva e os catadores enfrentam dificuldades em Uberaba, causadas pela pandemia do coronavírus. A quantidade de catadores da Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba (Cooperu) teve que ser reduzida pela metade e o número de materiais recolhidos por mês diminuiu de 140 para 90 toneladas.

O administrador da Cooperu, José Eustáquio de Oliveira explicou que com a pandemia, 14 pessoas estão em quarentena; dessas, duas são motoristas. Dois caminhões estão parados e assim a Cooperu não consegue atender todos os pontos de coleta. 

Ainda segundo José, cerca de 30% do lixo que chega ao aterro sanitário pode ser reciclado e a população pode colaborar com o trabalho da cooperativa, levando o material até a Cooperu, que fica na Avenida Francisco Podboy, 2.055, Distrito Industrial 1, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

De acordo com números da Lara Central de Resíduos Sólidos, empresa terceirizada responsável pela coleta de lixo em Uberaba, a cidade tem uma produção média de 7,8 toneladas de lixo por mês. Em março foram coletadas 7.937 toneladas de lixo; em abril foram 6.997 e em maio 7.039.
 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar