28 Congresso
Uberaba e Região

Católicos revivem a morte de Jesus e celebram a ressurreição

Por: Rádio JM 730 AM 30/03/2018 0:30

Paróquias de Uberaba realizam hoje procissões e encenação da paixão e morte de Jesus Cristo. A Sexta-feira da Paixão para os católicos é um dia dedicado ao jejum, abstinência e recolhimento, pois o dia marca a morte de Jesus na cruz.
De acordo com o arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto, dentro da Semana Santa, a Sexta-feira da Paixão é quando Cristo passa todas fases até a sua morte na Cruz. “Neste dia, a Igreja não realiza missa, apenas uma celebração acontece às 15h, em todas as paróquias, para o momento da Paixão do Senhor. De vermelho, simbolizando o sangue derramado, o presidente da celebração relembra a morte de Cristo e colocação na sepultura e faz também orações e leituras”, explica dom Paulo.
Além da “Leitura da Paixão”, como é chamada a celebração do período da tarde, algumas paróquias realizam a procissão do Senhor Morto, como acontece na Catedral Metropolitana, em que os fiéis percorrem algumas ruas do centro da cidade, relembrando a via-sacra de Jesus. Na Catedral, a procissão está marcada para as 19h30. Outras paróquias realizam também encenações, algumas já se tornaram tradicionais, como a Paróquia São Judas Tadeu, marcada para as 18h, e do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, às 20h30. “Semana Santa não é um tempo de passeio, e sim de concentração na vida da comunidade, de participar das celebrações, e voltar-se para a figura de Jesus. O cristão deve olhar a Semana Santa como um momento de interiorização”, explica o arcebispo de Uberaba.
Sábado de Aleluia. Dando sequência à programação da Semana Santa, no sábado acontece a celebração da “Vigília Pascal”, com a bênção do fogo e a libertação do povo hebreu do Egito, que é a Páscoa antes de Cristo. De acordo com dom Paulo, ao contrário do que pensam, é um dia de silêncio, a Igreja não deve celebrar sacramento algum até a missa da noite. “É um dia de reserva interior, de espiritualidade, para viver aquele momento de suspense, pois Jesus disse que iria ressuscitar. Somente à noite que tudo volta ao normal, um momento de alegria, cantando Glória e Aleluia com a nova Páscoa, que é a ressurreição de Cristo”, explica.

Postado originalmente por: JM Online

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: