CDL estima aumento nas contratações temporárias de final de ano

De janeiro a setembro deste ano, cresceu em 97% a quantidade de vagas de empregos ofertadas em Uberaba.

Conforme dados repassados pela Sala Mineira do Empreendedor, em nove meses foram disponibilizados 3.723 postos de trabalho enquanto no mesmo período de 2018 foram apenas 1.887.

Os números servem como termômetro para medir a expectativa em relação às contratações temporárias para as vendas de final de ano.

A coordenação do Sistema Nacional de Empregos (Sine) não tem uma estimativa de propostas de empregos que serão abertas na cidade, porém, está otimista.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ângelo Crema, conta que no início deste mês comércios da região central e de corredores comerciais como, por exemplo, Prudente de Morais, Nossa Senhora do Desterro, Rua Goiás e João XXIII, solicitaram currículos ao banco de talentos da entidade.

“Andei pesquisando com alguns lojistas e eles devem crescer em números de contratações. Alguns estão optando por estagiários, mas a grande maioria acaba fazendo contratações por três meses. Lojas grandes já sinalizaram e estão recrutando”, comemora Crema.

Como aproveitar a oportunidade temporária para efetivação

Pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) aponta que o comércio brasileiro pretende efetivar 17% dos trabalhadores temporários. Porém, para conseguir continuar no emprego é preciso se destacar.

Em Uberaba, a Sala Mineira do Empreendedor oferece, mensalmente, curso que ensina “Como se comportar em entrevistas de emprego e elaborar currículos”. A oficina também orienta o trabalhador como deve agir no ambiente de trabalho e atender aos requisitos das empresas.

O coordenador da Sala Mineira do Empreendedor, Elder Árcega, observa que a pessoa deve trabalhar temporariamente já visando a permanência, portanto, deve conhecer o mercado de trabalho.

“Muitas vezes a gente vê o trabalhador desistindo de oportunidades porque considera que não são vantajosas. Então, avalie bem essas oportunidades com a realidade do mercado que estamos vivenciando. Além disso, é importante que, ao entrar em uma empresa, você conheça a missão da empresa, os valores, quais são os concorrentes para aí você entregar o seu melhor para aquele negócio”, aconselha o coordenador.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: