28 Congresso
Uberaba e Região

Celebrações de Ramos abrem neste domingo ações da Semana Santa

Por: Rádio JM 730 AM 25/03/2018 0:30

Celebrações de Ramos marcam a abertura das atividades alusivas à Semana Santa para os católicos. Encerrada a Quaresma ontem, as comunidades irão realizar hoje a tradicional bênção e procissão de ramos, lembrando a entrada de Jesus em Jerusalém. Cada igreja deve realizar a celebração conforme os horários de costume das missas aos domingos. Várias paróquias realizarão procissões.
De acordo com o vigário-geral da Arquidiocese de Uberaba, padre Saulo Moraes, durante a entrada em Jerusalém, Jesus, montado em um jumento, é aclamado por todo o povo de Israel, trazendo a paz. “As comunidades revivem este momento diante de um Jesus que traz a paz”, diz.
As celebrações da Semana Santa continuam na segunda (2), quando acontece a via-sacra pelas ruas e reza do terço, mas, segundo padre Saulo, o grande momento se dá com o Tríduo Pascal, que começa na quarta-feira (28) com a Missa da Unidade, quando haverá a bênção dos óleos. Na quinta-feira (29) é o dia da Instituição da Eucaristia, com celebração à noite nas paróquias, com a cerimônia do “lava-pés”, a última celebração eucarística antes da Páscoa.
Na sexta-feira (30) é lembrada a morte de Jesus, as comunidades realizam às 15h uma ação litúrgica, que é a leitura da paixão e morte de Jesus. Na noite de sexta-feira algumas paróquias realizam a encenação da mesma Paixão de Jesus e também a procissão do Senhor morto.
No sábado (31) é a celebração da ressurreição, quando se lembra toda a história de libertação do povo hebreu, acontece a bênção do fogo e a celebração da vitória de Jesus sobre a morte. Esta é a mais importante celebração do ano litúrgico para o católico. No domingo as missas ocorrem normalmente, também com foco na ressurreição de Cristo. “Essa é uma grande semana em que revivemos todo o mistério pascal de Jesus. E é importante participar das celebrações, estar presente na comunidade, pois elas nos ensinam, nos educam, criam valores”, afirma. 
Penitentes caminham pela madrugada e pedem perdão pelos atos de violência. Na madrugada de ontem aconteceu em Uberaba a Marcha dos Penitentes pela superação da violência. Durante o percurso, que contou com a presença de mais de 50 pessoas, inclusive do vigário-geral da Arquidiocese de Uberaba, padre Saulo, foram lembradas as 14 estações da via-sacra. O grupo se reuniu em frente da paróquia de Santa Teresinha e seguiu até a praça do santuário de Nossa Senhora da Abadia, com velas nas mãos, tochas, cruz e tambores. Foi um momento de oração, mas também de pedir perdão pelos atos de violência que estão acontecendo.

Postado originalmente por: JM Online

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: